Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

OAB cobra identificação e punição de manifestantes: "Inaceitável"

Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) classificou como “inaceitável” a invasão dos prédios públicos deste domingo (8/1)

08/01/2023 16:40
Compartilhar notícia
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Imagem colorida de bolsonaristas em cima do Congresso Nacional

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) classificou como “inaceitável” a invasão dos prédios públicos por bolsonaristas extremistas, neste domingo (8/1), e disse que os ataques têm como objetivo promover o enfraquecimento dos Três Poderes e da Constituição Federal.

“É hora de encerrar de uma vez por todas os intentos contra o Estado Democrático de Direito no país. Somente assim será possível buscar a pacificação necessária ao Brasil”, disse a OAB, por meio de nota assinada pela diretoria nacional.

OAB cobra identificação e punição de manifestantes: “Inaceitável” - destaque galeria
16 imagens
Pouco antes, os manifestantes haviam invadido Congresso Nacional e Palácio do Planalto
Bolsonaristas entram no Supremo Tribunal Federal
OAB cobra identificação e punição de manifestantes: “Inaceitável” - imagem 4
Dentro do prédio, golpistas depredaram patrimônio público
Extremistas deixaram local totalmente destruído
Bolsonaristas invadiram o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde de 8 de janeiro
1 de 16

Bolsonaristas invadiram o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde de 8 de janeiro

Pouco antes, os manifestantes haviam invadido Congresso Nacional e Palácio do Planalto
2 de 16

Pouco antes, os manifestantes haviam invadido Congresso Nacional e Palácio do Planalto

Bolsonaristas entram no Supremo Tribunal Federal
3 de 16

Bolsonaristas entram no Supremo Tribunal Federal

OAB cobra identificação e punição de manifestantes: “Inaceitável” - imagem 4
4 de 16

Dentro do prédio, golpistas depredaram patrimônio público
5 de 16

Dentro do prédio, golpistas depredaram patrimônio público

Extremistas deixaram local totalmente destruído
6 de 16

Extremistas deixaram local totalmente destruído

OAB cobra identificação e punição de manifestantes: “Inaceitável” - imagem 7
7 de 16

Invasão do STF em 8 de janeiro
8 de 16

Invasão do STF em 8 de janeiro

Imagens mostram depredação no STF
9 de 16

Imagens mostram depredação no STF

Luis Nova/Especial Metrópoles
Bolsonaristas no STF
10 de 16

Bolsonaristas no STF

Bolsonaristas ocupam e depredam plenário do Supremo Tribunal Federal
11 de 16

Bolsonaristas ocupam e depredam plenário do Supremo Tribunal Federal

Luis Nova/Especial Metrópoles
Policiais reagiram com bombas de gás lacrimogênio
12 de 16

Policiais reagiram com bombas de gás lacrimogênio

Portas e janelas de vidro foram quebradas nas casas dos três poderes: Executivo, Lesgislativo e Judiciário
13 de 16

Portas e janelas de vidro foram quebradas nas casas dos três poderes: Executivo, Lesgislativo e Judiciário

Luis Nova/Especial Metrópoles
Clima é de tensão
14 de 16

Clima é de tensão

Luis Nova/Especial Metrópoles
OAB cobra identificação e punição de manifestantes: “Inaceitável” - imagem 15
15 de 16

Luis Nova/Especial Metrópoles
Bolsonaristas invadem e depredam STF
16 de 16

Bolsonaristas invadem e depredam STF

Luis Nova/Especial Metrópoles

A entidade defendeu ainda a identificação e punição dos manifestantes golpistas e afirmou que a liberdade de expressão não inclui permissão para ações violentas.

“É preciso que os artífices dos levantes golpistas sejam identificados e punidos, sempre tendo acesso ao devido processo, à ampla defesa e ao contraditório. A OAB lembra que as liberdades de expressão e manifestação, protegidas pela Constituição Federal, não incluem permissão para ações violentas nem para atentados contra o Estado Democrático de Direito.”

No início da tarde deste domingo, extremistas invadiram o Palácio do Planalto, Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o ministro, o Governo do Distrito Federal (GDF) prometeu um reforço de segurança.

Leia a nota da OAB, na íntegra:

“A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) considera inaceitável a invasão dos prédios públicos e os ataques desferidos contra os Três Poderes realizados neste domingo.

Além da depredação física, os ataques têm como objetivo o enfraquecimento dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e da Constituição Federal, que são os pilares do mais longevo período democrático da história brasileira.

Tais atos devem ser repelidos pelas forças de segurança de acordo com as disposições legais. É hora de encerrar de uma vez por todas os intentos contra o Estado Democrático de Direito no país. Somente assim será possível buscar a pacificação necessária ao Brasil. Para isso, é preciso que os artífices dos levantes golpistas sejam identificados e punidos, sempre tendo acesso ao devido processo, à ampla defesa e ao contraditório.

A OAB lembra que as liberdades de expressão e manifestação, protegidas pela Constituição Federal, não incluem permissão para ações violentas nem para atentados contra o Estado Democrático de Direito.

A Ordem acompanhará os desdobramentos do episódio e está pronta para atuar, de acordo com suas incumbências legais e constitucionais, em defesa das instituições republicanas e das prerrogativas de advogadas e advogados que trabalharem nos casos decorrentes dos eventos deste domingo, usando para isso, inclusive, ações judiciais.”

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters