metropoles.com

NY Times aponta para violência no Rio e atos suspeitos de policiais

Jornal escreveu artigo sobre aumento da violência no Rio de Janeiro e destaca que há cerca de cinco mortes por dia no estado

atualizado

Compartilhar notícia

1 de 1 - Foto: null

O jornal The New York Times traz nesta segunda-feira (27/05/2019), em sua edição impressa, artigo sobre o aumento da violência no Rio de Janeiro, no qual aponta que há perto de cinco mortes por dia no estado. O número, se for mantido até dezembro, deve superar em 2019 os 1.538 óbitos registrados em tais circunstâncias em 2018. A publicação aponta que boa parte da escalada da violência é provocada por atos suspeitos de policiais.

A reportagem destaca que 558 pessoas morreram no Rio nos primeiros quatro meses deste ano, o maior número desde que autoridades do Estado começaram a levantar estatísticas sobre o tema há duas décadas.

Segundo o The New York Times, a recente alta do número de mortes ocorre anos depois que os governos federal e estadual adotaram medidas que reduziram a violência policial. Mas o artigo ressalta que com a crise política e econômica no País, recursos para a segurança pública foram reduzidos. “Gangues de criminosos reclamam perda de território no Rio e a violência pelo Brasil explodiu: mais de 51.500 pessoas foram mortas no ano passado.”

Segundo o jornal norte-americano, o governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), aponta que caiu o total de homicídios no Estado. O NYT ressalta, porém, que após ser eleito, Witzel afirmou que policiais devem ter autorização para atirar em qualquer criminoso que carrega um rifle. “Em março, o senhor Witzel anunciou que atiradores destacados pelo Estado estavam reduzindo suspeitos armados que ‘tiveram que ser neutralizados letalmente.'”

Por outro lado, a reportagem destaca que legisladores e ativistas de comunidades no Rio que foram vitimas de ações policiais violentas dizem que os oficiais provocam mortes sem a autorização judicial.

“Execuções sumárias ocorrem em favelas e em outras áreas da periferia”, destacou Renata Souza ao jornal, deputada estadual que solicitou às Nações Unidas e à Organização dos Estados Americanos investigações sobre tais casos. “É uma polícia estadual bárbara que provoca genocídios.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?