metropoles.com

Nova tabela de preço do frete será publicada nesta quinta pela ANTT

Preço fixo dependerá do número de eixos do caminhão, afirmou ministro dos Transportes, Valter Casimiro

atualizado

Compartilhar notícia

FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO
Protestos de caminhoneiros continuam mesmo após acordo anunciado pelo governo
1 de 1 Protestos de caminhoneiros continuam mesmo após acordo anunciado pelo governo - Foto: FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicará nesta quinta-feira (7/6) uma nova tabela de preço mínimo de frete, abrangendo uma variedade maior de caminhões. Segundo o ministro dos Transportes, Valter Casimiro, a autarquia entendeu que os valores divulgados em 30 de maio provocaram confusão, pois os cálculos do transporte das cargas não contemplavam todos os tipos de caminhões: há modelos com dois até nove eixos.

“A ANTT identificou alguns problemas na constituição da tabela que previa apenas um tipo de caminhão, alguns com três ou seis eixos”, enfatizou o ministro. “É preciso ampliar essa tabela para contemplar todo tipo de caminhão e fazer a distribuição do custo fixo do frete num veículo que tenha mais eixos”, completou Casimiro.

Com isso, o preço mudará. Caminhões com mais eixos terão o preço do frete menor. “Quando você coloca todo o custo fixo baseado em poucos eixos, você vai diluir esse valor numa quantidade muito menor. Então vai onerar mais o frete. Quando você dilui esse custo em um veículo com mais eixos, você vai diminuir o preço por eixo dessa carga”, destacou.

Reivindicação dos caminhoneiros que obstruíram estradas federais do país por mais de 10 dias, durante greve-geral da categoria, a primeira tabela com os preços mínimos a serem cobrados pelos no frete foi divulgada em 30 de maio. Após críticas de representantes do agronegócio, a ANTT admitiu a possibilidade de ajustar alguns valores.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?