metropoles.com

Nova onda de Covid: Anvisa volta a liberar venda de álcool líquido 70%

País enfrenta alta de casos de Covid, atribuída à proliferação da subvariante BQ.1, da Ômicron. Medidas sanitárias voltam a ser adotadas

atualizado

Compartilhar notícia

Unsplash
Foto colorida mostra álcool sendo usado. Produto 70% é usado para prevenir contra Covid - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra álcool sendo usado. Produto 70% é usado para prevenir contra Covid - Metrópoles - Foto: Unsplash

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) voltou a autorizar, nesta quinta-feira (17/11), a comercialização de álcool líquido 70% por 90 dias. Os produtos precisam estar regularizados na autarquia.

A decisão “foi adotada de forma extraordinária diante do atual cenário sanitário da Covid-19 no Brasil”, de acordo com a agência. O objetivo é facilitar o acesso a produtos que promovem uma “resposta coordenada para reduzir a transmissão e proteger a população”.

O país passa por uma nova alta nos casos da doença, atribuída à circulação da subvariante da Ômicron conhecida como BQ.1. Nesta quinta, por exemplo, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) contabilizou quase 33 mil novos casos da doença em 24h, maior número em três meses.

A Anvisa ressalta, ainda, que há tendência de “picos anuais de sazonalidade no Brasil”, diferente de outras doenças respiratórias como a influenza, que predomina nos meses de inverno.

A venda de álcool líquido 70% foi autorizada em 2020, no início da emergência sanitária. A autorização foi revogada neste ano, com o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) declarado pelo Ministério da Saúde.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações