metropoles.com

Nova espécie de antepassado do Tiranossauro rex é descoberta no RS

O animal viveu há 230 milhões de anos, durante a ascensão da era dos dinossauros, e media cerca de 2 metros de comprimento

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Anunciada descoberta de nova espécie de antepassado do tiranossauro rex em Agudo
1 de 1 Anunciada descoberta de nova espécie de antepassado do tiranossauro rex em Agudo - Foto: Reprodução

O paleontólogo Rodrigo Temp Muller, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), apresentou uma nova espécie de um antepassado do Tiranossauro rex e do Velociraptor, descoberto no Sítio Niemeyer, em Agudo (RS). É o quarto dinossauro descoberto no local.

Denominado Erythrovenator jacuiensis, o animal viveu há 230 milhões de anos, durante a ascensão da era dos dinossauros. O fóssil de uma perna do animal foi descoberto em 2017. Recentemente foi apresentado um estudo sobre a espécie no Journal of South American Earth Sciences.

A reconstituição do animal mostrou que ele era menor do que o Tiranossauro rex e o Velociraptor. Media cerca de 2 metros de comprimento e pesava em torno de 9 quilos.

“Apesar do tamanho, ele provavelmente foi um predador ágil, uma vez que o fêmur preserva estruturas de inserção muscular bastante desenvolvidas”, explicou Muller ao G1.

O paleontólogo destacou que os espécimes dessa linhagem ainda são raros. “Alguns destes animais correspondem a parentes dos mamíferos. Desta maneira, é possível que o Erythrovenator jacuiensis tenha caçado alguns dos precursores dos mamíferos”, finalizou.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?