Nome de Messias vai ao Senado após 131 dias da indicação por Lula

Presidente envia nesta terça-feira (31/3) o nome do ministro Jorge Messias para ser sabatinado no Senado

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/Ricardo Stuckert
Messias e Lula
1 de 1 Messias e Lula - Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminha ao Senado, nesta terça-feira (31/3), a mensagem de indicação do ministro Jorge Messias a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). O envio ocorre 131 dias após o anúncio da indicação, feito em 20 de novembro do ano passado.

A informação foi publicada pelo Metrópoles, na coluna do Igor Gadelha.

O petista preferiu adiar o encaminhamento da mensagem à Casa Alta — etapa necessária para dar início à sabatina do escolhido — por receio de que o AGU fosse rejeitado pelos senadores. O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) era o nome defendido pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e por parte significativa dos parlamentares para ocupar o posto na Corte.

Os quatro meses de demora no despacho também expuseram um embróglio na relação entre Lula e Alcolumbre, revelando um ambiente de articulação delicado entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional.

O cenário também é marcado por tensões recorrentes entre o Congresso e o STF, especialmente em temas como emendas parlamentares e limites de atuação entre os Poderes. Nesse contexto, a escolha de um novo ministro ganha peso político adicional.

Mesmo sem garantia de aprovação após a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a votação em plenário, Lula recebeu, nos últimos dias, sinal verde de integrantes do Centrão para destravar os trâmites. A avaliação é de que o cenário atual é mais favorável do que no fim do ano passado, quando ele foi indicado.

O próprio presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), avalia que o ambiente para Messias melhorou na Casa.

Como mostrou o Metrópoles, na coluna de Milena Teixeira, senadores próximos a Alcolumbre também têm aconselhado o presidente do Senado a reduzir resistências e avançar com a sabatina do indicado de Lula ao STF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?