Na Ucrânia, coordenador do MBL posta foto de tanques… de 2016

Postagem de Renan Santos foi assinalada como "fora de contexto" pelo Instagram, mas permanece no perfil, afirmando que a imagem é de 2022

atualizado 02/03/2022 0:59

Imagem compartilhada por Renan Santos Reprodução/Redes sociais

Coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL), Renan Santos publicou, no último domingo (27/2), uma foto de duas crianças em frente a um tanque de guerra, com a legenda “Ucrânia, 2022”. A imagem, no entanto, é de 2016, e foi assinalada pelo Instagram como “fora de contexto”.

A fotografia faz parte do livro Children of War (Crianças da guerra, em tradução livre), de Dmitry Muravsky e foi publicada pela primeira vez pelo Ministério da Defesa ucraniano em março de 2016. No último sábado (26/2), no entanto, a imagem voltou a circular como se fosse recente.

A postagem de Renan Santos foi assinalada pelo Instagram como “fora de contexto”. “Verificadores de fatos independentes afirmam que a informação desta publicação está sem contexto e pode enganar as pessoas”, diz o alerta. O post, entretanto, não foi apagado por Renan.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
0

Viagem do MBL à Ucrânia

O deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei, e o coordenador do MBL, Renan Santos, publicaram nas redes sociais, na última segunda-feira (28/2), que estavam em Viena, na Áustria, para alugar um carro e cruzar a Eslováquia até entrar no país.

O coordenador do MBL disse que “boa parte da mídia, figuras importantes da imprensa e grande parte da esquerda” apoiam Putin, e que o objetivo do grupo na Ucrânia é conversar com pessoas que estão enfrentando a guerra. Renan afirmou que quem fez o convite a eles foram ativistas que participaram dos protestos ucranianos de 2014, batizados de Euromaidan.

Mais lidas
Últimas notícias