Na CPMI, empresário que seria sócio do Careca do INSS nega vínculo

Milton Salvador é apontado pela PF, nas investigações sobre descontos indevidos, como sócio do lobista preso, conhecido como Careca do INSS

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Empresário Milton Salvador de Almeida Junior, da Prospect Consultoria Empresarial, é ouvido pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito CPMI do INSS Metrópoles
1 de 1 Empresário Milton Salvador de Almeida Junior, da Prospect Consultoria Empresarial, é ouvido pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito CPMI do INSS Metrópoles - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

O empresário Milton Salvador de Almeida Júnior, apontado nas investigações da Polícia Federal sobre fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) como um dos sócios do “Careca do INSS”, negou qualquer vínculo com o lobista.

Milton presta depoimento na noite desta quinta-feira (18/9) à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os descontos indevidos de aposentados e pensionistas.

“Não sou, nunca fui e jamais serei. Sou prestador de serviços. Ele contratou minha empresa para prestar serviços à empresa dele. Jamais fui sócio de qualquer das empresas do Careca do INSS”, declarou o empresário aos parlamentares.


O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23 de abril deste ano e que culminou nas demissões do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.


O depoente afirmou que, durante o período em que trabalhou nas empresas, nunca manuseou dinheiro em espécie, não presenciou políticos em contato com o Careca, tampouco entrou no prédio do Ministério da Previdência Social.

Milton Salvador disse, ainda, que seu contrato com o lobista era de R$ 60 mil mensais e que jamais recebeu dividendos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?