metropoles.com

MPF aciona União na Justiça por plano de comunicação contra a Covid-19

Ação civil pública proposta no Rio Grande do Sul foi assinada por membros de 24 estados e mais o Distrito Federal, menos Goiás e Piauí

atualizado

Compartilhar notícia

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Cortejo fúnebre organizado pelo Conselho de Saúde do DF em protesto pelas mais de 300 mil mortes por Covid-19 no Brasil
1 de 1 Cortejo fúnebre organizado pelo Conselho de Saúde do DF em protesto pelas mais de 300 mil mortes por Covid-19 no Brasil - Foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles

Rio de Janeiro – O Ministério Público Federal (MPF) entrou com ação civil pública na Justiça Federal do Rio Grande do Sul para obrigar o governo federal a apresentar Plano Nacional de Comunicação para enfrentamento da Covid-19.

O pedido estabelece prazo de  implementação de 10 dias. O documento foi assinado por membros de 24 estados e mais o Distrito Federal, mas sem a participação de Goiás e Piauí.

O objetivo é de que a União adote medidas como divulgação diárias de informações atualizadas sobre sobre a pandemia e orientação de saúde pública para a população, como a importância sobre o distanciamento social e o uso de máscaras de forma adequada, nos canais do governo, como rádio, TV e redes sociais.

Além disso, que haja coletivas de um porta-voz, no mínimo, três vezes por semana.

O MPF ressalta no documento que  o país vive o pior momento desde o início da pandemia de Covid-19, tendo superado a marca de 300 mil mortes, com o pior cenário no que se refere às taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos em vários estados.

“Essa situação, aliada aos baixos índices de isolamento social observados em todo o país reforçam a imprescindibilidade de adoção urgente de ações de comunicação voltadas à conscientização da população sobre a necessidade de uma mudança de hábitos condizente com o aprofundamento da pandemia, o que deve ser executado, também, através de uma política pública nacional de comunicação em saúde pública que oriente a população como um todo”, destacam os procuradores da República que assinaram a ação.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?