metropoles.com

MP pede para TCU investigar se MEC prioriza evangélicos em agenda

Grupo de pastores e religiosos faria parte de espécie de “gabinete paralelo”, com direcionamento das agendas do ministro Milton Ribeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo Camargo/Agência Brasil
imagem colorida fachada MEC- Metrópoles
1 de 1 imagem colorida fachada MEC- Metrópoles - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério Público (MP) junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou nesta sexta-feira (18/3) que o tribunal investigue suposta priorização de lideranças evangélicas para agendas e recursos do Ministério da Educação (MEC).

O pedido, assinado pelo subprocurador Lucas Rocha Furtado, é baseado em denúncia feita pela reportagem do Estado de S.Paulo sobre a existência de uma espécie de gabinete paralelo na pasta.

Os pastores Gilmar Silva dos Santos, presidente da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), e Arilton Moura, assessor de Assuntos Políticos da CGADB, não têm cargo público no ministério, mas participam de agendas com o ministro Milton Ribeiro frequentemente.

O grupo atuaria com a facilitação de acesso ao titular da pasta e direcionamento de recursos para políticas públicas. De acordo com o jornal, os dois trazem prefeitos a Brasília e também acompanham viagens de Milton Ribeiro, que também é pastor.

Na representação do MP, o subprocurador solicita que se verificação “se está ocorrendo influência indevida de lideranças evangélicas no sentido de pautar a agenda e as políticas públicas, em prejuízo aos aspectos técnicos que devem conduzir as decisões, bem assim à isonomia e aos direitos individuais daqueles que não comungam das mesmas crenças religiosas”.

Nos últimos 15 meses, Gilmar e Arilton teriam participado de 22 agendas oficiais do MEC, 19 com o ministro. Além disso, também fariam uso de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?