metropoles.com

MP administrativa: Onyx encontra Maia e Alcolumbre antes de votação

Para o presidente do Senado, a reforma é um sinal de que o Palácio do Planalto “respeita” o Parlamento

atualizado

Compartilhar notícia

Marcos Corrêa/PR
29/01/2019 Reunia?o do Conselho de Governo
1 de 1 29/01/2019 Reunia?o do Conselho de Governo - Foto: Marcos Corrêa/PR

Poucas horas antes da votação da Medida Provisória 870, batizada de MP dos ministérios, o chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, se reuniu com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para avaliar a situação da proposta.

 

Ele disse ter “tranquilidade” sobre a aprovação da MP nesta quarta-feira (22/05/2019) para trazer estabilidade aos ministros do governo. “Nosso pais já teve 39 ministérios. Com essa reforma, terá 22. O governo se sente plenamente satisfeito e compreende que o Parlamento vai fazer ajustes de acordo com a divisão ou capacidade das bancadas”, comentou.

“Ao invés de termos ministérios com cabide de emprego, teremos equipes ministeriais a serviço da sociedade, para atender as pessoas que precisam de um Estado eficiente e eficaz”, afirmou.

Lorenzoni lembrou da revogação da MP do ex-presidente Michel Temer (MDB) que cria a NAV, empresa que substituiria a Infraero, e comemorou a aprovação da medida 863 sobre a abertura das empresas aéreas para o investimento estrangeiro. “É essa a preocupação do governo de Bolsonaro, fazer com que a economia possa estar mais aberta e competitiva”, completou.

Para o chefe do Senado, a reforma administrativa é um sinal de que o Planalto “respeita” o Parlamento e o “papel relevante” do diálogo. “É esse o papel fundamental do governo, que confiou nessa MP como modelo de gestão capaz de tirar o Brasil desse atraso, diminuir as desigualdades e deixar o Estado mais enxuto”, continuou Alcolumbre.

Ele comentou que, apesar das divergências com o Parlamento, o governo tem o direito de seguir com a votação da MP para construir estrutura própria. Além disso, Alcolumbre comentou que conversou com Onyx e com Maia sobre a relação dos prazos das MPs no Senado. “Os senadores precisam ter mais tempo para se debruçar sobre as matérias”, afirmou.

Para Maia, a reforma administrativa e o bom relacionamento do Congresso com o Executivo podem contribuir para o desenvolvimento do país. “É o diálogo que vai fazer o Brasil voltar a crescer”, disse. Segundo ele, é preciso concluir logo a votação da MP para dar continuidade à reforma da Previdência.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?