Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Mourão: prisão domiciliar de Bolsonaro é "insegurança jurídica"

Para o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), a decisão de Moraes está "contribuindo para a instabilidade do país"

05/08/2025 09:55
Igo Estrela/Metrópoles
Bolsonaro e Mourão conversam ao pé da orelha no Planalto. Eles vestem terno e gravata e tem cabelos escuros - Metrópoles

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) afirmou que a prisão domiciliar decretada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é “fruto da insegurança jurídica”.

Ex-vice-presidente de Bolsonaro, Mourão escreveu nas redes sociais que há insegurança jurídica “semeada por quem deveria zelar por uma Justiça imparcial”.

“Bolsonaro não é ameaça para nada nem foi condenado por nada”, declarou. “Os excessos, as injustiças e o autoritarismo judicial só instigam ainda mais o ódio e a divisão social, contribuindo para a instabilidade do país”, completou o general.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

O que motivou a prisão domiciliar de Bolsonaro foi um vídeo gravado pelo filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), e divulgado nas redes sociais. Na postagem, posteriormente apagada, Bolsonaro discursa para o público na manifestação.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Os atos pró-Bolsonaro foram realizadas em várias capitais do país, como Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. O senador ligou para o pai durante o ato em Copacabana, bairro da zona sul carioca. Aos apoiadores Bolsonaro declarou: “Obrigado a todos. É pela nossa liberdade. Pelo nosso Brasil. Sempre estaremos juntos”.

Perícia do aparelho

A Polícia Federal (PF) apreendeu o novo celular de Bolsonaro. O telefone — um Samsung Galaxy S24 — foi confiscado durante operação realizada na residência de Bolsonaro, no Jardim Botânico, em Brasília (DF).

Fontes da PF detalharam ao Metrópoles que investigadores vão periciar o conteúdo do celular para apurar se houve coordenação, por parte do ex-presidente, na publicação feita pelo filho sobre os atos do fim de semana. Para o ministro Alexandre de Moraes, mesmo a distância, Bolsonaro descumpriu medidas cautelares impostas pelo STF.

Bolsonaro não poderá utilizar aparelhos celulares com a nova ordem, seja diretamente, seja por intermédio de terceiros.