metropoles.com

Mostra em SP reúne xilogravuras de J. Borges sobre cultura nordestina

Exposição com 62 obras do artista pernambucano ocorre a partir da próxima quarta-feira (6/4) no Centro Cultural Fiesp, na Avenida Paulista

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo Pessoal
O artista pernambucano J. Borges produz xilogravura e cordel
1 de 1 O artista pernambucano J. Borges produz xilogravura e cordel - Foto: Arquivo Pessoal

São Paulo – O imaginário popular nordestino tomará o espaço de exposições do Centro Cultural Fiesp, na Avenida Paulista, em São Paulo. Nesta sexta-feira (1º/4), às 19h, haverá abertura para convidados da mostra J. Borges – O Mestre da Xilogravura.

A partir de quarta-feira (6/4), o público geral poderá conferir gratuitamente, de quarta a domingo, das 10h às 20h, as xilogravuras que retratam a vida no agreste, o folclore e marcos políticos da região.

A exposição reúne 62 obras do homem considerado patrimônio vivo de Pernambuco e quatro trabalhos assinados por Pablo Borges e Bacaro Borges, seus filhos e aprendizes.

0

São 10 obras inéditas e peças icônicas que contam a trajetória do artista, apontado pelo dramaturgo Ariano Suassuna como o melhor gravador popular do Brasil. Haverá ainda a exibição de uma cinebiografia sobre vida e obra de J. Borges, produzida pelo jornalista Eduardo Homem.

“A arte visual brasileira se tornou mais importante depois que J. Borges começou a criar seu trabalho de xilogravuras, tornando-se um dos maiores xilogravuristas do mundo”, disse Ângelo Filizola, curador da exposição.

J.Borges

O artista não costuma fazer esboços ou rascunhos ao confeccionar suas obras. As xilogravuras talhadas direto na madeira já foram expostas na China, Japão, França, Estados Unidos e Venezuela.

José Francisco Borges, 86 anos, é cordelista há mais de 50 anos e continua vivendo e produzindo em Bezerros, no agreste pernambucano, onde nasceu. O artista é filho de agricultores e começou a trabalhar no campo aos 10 anos de idade.

“Estou muito alegre com essa exposição sobre meu trabalho na xilogravura. Eu ainda quero viver bastante. O que me inspira é a vida, é a continuação, é o movimento. É aquilo que eu vejo, aquilo que eu sinto”, afirmou J. Borges.

Exposição J. Borges O mestre da xilogravura

Período: de 1º/4 a 7/8, de quarta a domingo, das 10h às 20h

A visita pode ser agendada no site Meu Sesi

Local: Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp, na Avenida Paulista, 1313 – Em frente à estação Trianon-Masp do Metrô

Entrada gratuita

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?