metropoles.com

Morre yanomami com desnutrição grave, que teve a foto divulgada

Associação pede que a imagem deixe de ser compartilhada, por questões culturais. Governo declarou estado de emergência em terra indígena

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert/Secom
imagem colorida do presidente Lula em Roraima, durante visita a terra yanomami - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida do presidente Lula em Roraima, durante visita a terra yanomami - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/Secom

A Urihi Associação Yanomami publicou uma nota, neste domingo (22/1,) informando o falecimento da indígena que teve sua foto divulgada para alertar sobre a situação de desnutrição da comunidade local. Por questões culturais, a organização pediu que se evite o compartilhamento da imagem.

“Na cultura Yanomami, após o falecimento, não pronunciamos o nome da pessoa, queimamos todos os seus pertences, e não permitimos que fotografias permaneçam sendo divulgadas”, explica a associação. A imagem mostrava uma idosa em grave estado de desnutrição.

0

Neste fim de semana, o governo federal declarou estado de emergência na terra yanomami de Roraima. O presidente Lula (PT) visitou a região, acompanhado de diversos ministros. Além do problema de acesso à alimentação, há uma crise sanitária, com casos de malária e outras doenças.

Saúde dos Yanomamis

Em razão da grave precarização das condições de vida dos povos, também em decorrência do garimpo ilegal, a população vive uma grande crise sanitária. Além de a atividade provocar assassinatos dos indígenas, nos últimos meses foram registradas mortes por desnutrição.

A exploração do garimpo ilegal traz a incidência de doenças infecciosas. A falta de assistência em saúde também contribui para o quadro.

Na última quarta-feira (18/1), uma equipe do Ministério da Saúde foi enviada ao estado de Roraima para fazer um diagnóstico da situação. Em nota, a pasta informou que a expectativa é que, após o levantamento, sejam definidas “ações imediatas para superar a crise sanitária” pela qual passa a população local.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações