metropoles.com

Moro impede que torcedores violentos assistam a jogos da Copa América

O controle fronteiriço deve impedir a entrada deles no Brasil até 7 de julho. Cinco cidades receberão partidas

atualizado

Compartilhar notícia

Isaac Amorim/MJSP
Sergio Moro
1 de 1 Sergio Moro - Foto: Isaac Amorim/MJSP

Torcedores estrangeiros envolvidos em casos de violência em estádios serão impedidos de acompanhar as partidas da Copa América Conmebol Brasil 2019. O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, determinou que o controle fronteiriço impeça a entrada deles no Brasil. A Copa América começa em 14 de junho e se estende até 7 de julho.

Moro determinou que o controle de fiscalização migratória nos portos, aeroportos e pontos terrestres de migração aplique “a medida de impedimento de ingresso no território nacional a todo estrangeiro cujo nome conste nos sistemas de controle migratório como membro de torcida envolvido em violência em estádios”.

O ministro publicou uma portaria para regulamentar a fiscalização. “A aplicação das medidas previstas não afastará a incidência de mecanismos de cooperação jurídica internacional pertinentes, nem prejudicará o cumprimento de compromissos internacionais assumidos pelo país”, destaca o documento.

A portaria, publicada nesta segunda-feira (13/05/2019), tem validade até 7 de julho. Ao todo, 12 seleções participam do campeonato. Receberão partidas Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

A diretriz, segundo o governo, é para evitar transtornos durante os jogos, como o que ocorreu em 2017, quando policiais militares lançaram bombas de gás lacrimogêneo contra a torcida do Vasco após os torcedores provocarem tumulto ao final da partida contra o Flamengo no Campeonato Brasileiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?