metropoles.com

Moraes nega prazo em dobro para Braga Netto responder denúncia da PGR

Defesa de Braga Netto havia pedido que prazo de 15 dias para apresentar argumento em relação a denúncia por crimes fosse duplicado

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles.
Ministro da Defesa, general Braga Netto, durante coletiva de imprensa - metrópoles
1 de 1 Ministro da Defesa, general Braga Netto, durante coletiva de imprensa - metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou, nesta sexta-feira (28/2), o pedido da defesa do general Walter Braga Netto para que o prazo para resposta à denúncia da Procuradoria-Geral da República contra ele seja duplicado. O STF concedeu 15 dias para as defesas se manifestarem, desta forma, o tempo pedido chegaria a 30 dias. Ao negar parte da solicitação, o ministro do STF ironizou um suposto desconhecimento dos advogados em relação ao caso.

Braga Netto foi denunciado pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.


O que está acontecendo

  • Braga Netto foi denunciado em um grupo de 34 pessoas, junto com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em inquérito que analisa suposta tentativa de golpe de Estado.
  • Ex-ajudante de ordens da Presidência da República, o tenente-coronel Mauro Cid afirmou que o general Braga Netto atuou como “elo” entre o então presidente e manifestantes golpistas.
  • A declaração consta na delação premiada assinada pelo auxiliar, que teve sigilo retirado em 19 de fevereiro após a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciar o ex-presidente e outras 33 pessoas no inquérito que apura articulações para viabilizar um golpe de Estado.
  • De acordo com a delação de Cid, Braga Netto “conversava constantemente com o ex-presidente” e seria o general “o elo entre os manifestantes” e o então mandatário. Ele se refere às pessoas que estavam acampadas em frente aos quartéis após a derrota de Bolsonaro em 2022, pedindo intervenção militar para impedir a chegada de Lula ao Poder.

“Indeferi o requerimento formulado pela Defesa de Walter Souza Braga Netto, uma vez que, a Defesa tem total e amplo acesso aos autos”, escreveu Moraes no despacho que negou a solicitação da defesa do general.

Conforme Moraes, Braga Netto foi notificado da denúncia e sobre o prazo para manifestação em 20 de fevereiro, mesma data em que a defesa entrou com o requerimento para mais prazo. Um dos motivos para pedir mais prazo foi de que a defesa não teria consegui acesso aos autos. No entanto, o ministro do STF afirma que a defesa tem “total e amplo acesso aos autos”.

Moraes nega prazo em dobro para Braga Netto responder denúncia da PGR - destaque galeria
9 imagens
Braga Netto foi ministro no governo Bolsonaro
Moraes: Braga Netto usou técnicas "militares e terroristas" em trama golpista
Assessor do general Braga Netto também foi detido
General Braga Netto está preso desde dezembro
Walter Braga Netto é general da reserva do Exército
General Braga Netto está preso em uma unidade do Exército no Rio de Janeiro desde dezembro de 20224
1 de 9

General Braga Netto está preso em uma unidade do Exército no Rio de Janeiro desde dezembro de 20224

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Braga Netto foi ministro no governo Bolsonaro
2 de 9

Braga Netto foi ministro no governo Bolsonaro

Igo Estrela/Metrópoles
Moraes: Braga Netto usou técnicas "militares e terroristas" em trama golpista
3 de 9

Moraes: Braga Netto usou técnicas "militares e terroristas" em trama golpista

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Assessor do general Braga Netto também foi detido
4 de 9

Assessor do general Braga Netto também foi detido

Igo Estrela/Metrópoles
General Braga Netto está preso desde dezembro
5 de 9

General Braga Netto está preso desde dezembro

© Fernando Frazão/Agência Brasil
Walter Braga Netto é general da reserva do Exército
6 de 9

Walter Braga Netto é general da reserva do Exército

Igo Estrela/Metrópoles
Braga Netto ficou em silêncio durante depoimento à PF sobre suposto plano de golpe em 2022
7 de 9

Braga Netto ficou em silêncio durante depoimento à PF sobre suposto plano de golpe em 2022

Igo Estrela/Metrópoles.
O novo ministro da Defesa, Braga Netto
8 de 9

O novo ministro da Defesa, Braga Netto

Igo Estrela/Metrópoles
Braga Netto foi preso neste sábado
9 de 9

Braga Netto foi preso neste sábado

Igo Estrela/Metrópoles

Na delação, Mauro Cid afirma que Braga Netto era o elo entre Bolsonaro e os manifestantes acampados nas portas de quartéis. Conforme o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o general “atualizava o ex-presidente sobre as manifestações”. O general ocupou dois ministérios no governo passado: a Casa Civil e a Defesa. Ele também foi o vice na chapa de reeleição de Bolsonaro, ou seja, um indicativo de que era um nome de extrema confiança do ex-mandatário.

Ironia

A defesa de Braga Netto também inseriu no pedido que  não teria tido acesso “falta de acesso à íntegra da  colaboração premiada de Mauro Cid”. No entanto, Moraes sustenta que o documento foi publicizado em 19 de fevereiro, ou seja, um dia antes do requerimento dos advogados do general.

“Mais uma vez, não assiste razão à defesa, que parece não ter consultados os autos”, ironizou Moraes.

Braga Netto está preso desde o dia 14/2, após a Polícia Federal (PF) descobrir que o general teria tentado obter informações sobre a delação de Mauro Cid. O militar também teria agido para alinhar versões entre os investigados nos inquéritos.

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro também pediu que o prazo para manifestação fosse aumentado. Nesse caso, foi pedido 83 dias para a realização do procedimento. A solicitação foi negada por duas vezes pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?