metropoles.com

Moraes nega liberdade a youtuber que ameaçou Lula e ministros em julho

Influencer bolsonarista conhecido como Ivan Papo Reto foi preso após ameaçar Lula, Gleisi Hoffmann, Marcelo Freixo e ministros do STF

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
ivan papo reto
1 de 1 ivan papo reto - Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um pedido de habeas corpus e manteve preso o youtuber Ivan Rejane Fonte Boa Pinto, de 46 anos, conhecido como Ivan Papo Reto (imagem em destaque).

O influencer digital está na cadeia por ordem do próprio STF desde julho deste ano, após ter gravado e postado vídeos ameaçando nominalmente ministros da Corte e políticos de esquerda, como o hoje presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a deputada federal reeleita Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente da sigla.

O homem foi capturado em 22 de julho em Belo Horizonte pela Polícia Federal, depois de tentar resistir à prisão. Em uma campanha para promover atos bolsonaristas no feriado de 7 de Setembro, ele divulgou vídeos que foram considerados ameaças pelo STF.

Nas peças postadas em seu canal, hoje bloqueado, ele citava os ministros do STF e fazia ameaças: “Sumam do Brasil. Nós vamos pendurar vocês de cabeça para baixo”.

Em outro vídeo compartilhado nas redes sociais, o homem fazia ameaças a Lula, Gleisi Hoffmann e Marcelo Freixo (PSB). “Anda de segurança armada na rua que nós, da direita, vamos começar a caçar você [Lula]. Caçar você, caçar Gleisi Hoffmann, esse Freixo, frouxo do caralho. Todos eles que te cercam, vagabundo.”

Na decisão mais recente que negou a liberdade do investigado, proferida na sexta-feira (11/11), Moraes avaliou que o andamento da investigação e a tensão política no país recomendam a manutenção da prisão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?