Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Moraes manda MJ enviar resposta dos EUA sobre Filipe Martins

Ministro atendeu defesa de Filipe Martins, que pediu o envio do registro de entrada nos EUA. Ex-assessor não viajou com Bolsonaro em 2022

Reprodução / Agência Brasil
Filipe Martins

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, encaminhe à Corte, em cinco dias, a resposta do Departamento de Estado dos Estados Unidos sobre o registro de entrada do ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) Filipe Martins no país norte-americano.

A decisão atende pedido da defesa do ex-assessor, que solicitou o envio ao STF do suposto registro “falso” de entrada dele nos EUA no fim de 2022. Segundo o próprio, a viagem não ocorreu, apesar de o nome dele constar em uma lista provisória elaborada pelo ex-ajudante de ordens Mauro Cid — o nome do ex-assessor não estava na lista definitiva.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Moraes, no entanto, negou a solicitação para que fosse feito um novo pedido de cooperação internacional ao Departamento de Estado, entendendo que não há necessidade de duplicar o requerimento em andamento no Ministério da Justiça.

Moraes manda MJ enviar resposta dos EUA sobre Filipe Martins - destaque galeria
4 imagens
Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro
 Filipe Martins
Em abril, Filipe Martins esteve no Congresso Nacional para ser ouvido pela Polícia Legislativa sobre o suposto gesto supremacista
Filipe Martins cumprimenta Donald Trump na Casa Branca ao lado de Eduardo Bolsonaro
1 de 4

Filipe Martins cumprimenta Donald Trump na Casa Branca ao lado de Eduardo Bolsonaro

Reprodução
Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro
2 de 4

Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro

Reprodução/X
 Filipe Martins
3 de 4

Filipe Martins

Reprodução/Instagram
Em abril, Filipe Martins esteve no Congresso Nacional para ser ouvido pela Polícia Legislativa sobre o suposto gesto supremacista
4 de 4

Em abril, Filipe Martins esteve no Congresso Nacional para ser ouvido pela Polícia Legislativa sobre o suposto gesto supremacista

Igo Estrela/Metrópoles

“Determino, ainda, que seja oficiado, com apresentação de resposta em cinco dias, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, para que encaminhe ao Supremo Tribunal Federal a resposta do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, ou justifique a impossibilidade de fazê-lo, quanto aos ofícios […] expedidos por força das decisões proferidas […]”, escreveu Moraes.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Moraes libera visitas de familiares a Bolsonaro

Moraes autorizou visitas de filhos, netos, netas e cunhadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar.

A decisão foi assinada por Moraes na manhã desta quarta-feira (6/8). No despacho, o ministro autorizou que familiares de Bolsonaro possam visitá-lo.

As visitas não precisarão ser previamente comunicadas, mas Moraes reforçou a obrigatoriedade do cumprimento das medidas restritivas — entre as quais, a proibição de uso de celular e a vedação de registros por vídeo. As condições foram fixadas na decisão de segunda-feira (4/8).

Outros pedidos, como os de aliados de Bolsonaro, deverão ser formalizados no STF para posterior análise do ministro. O primeiro a visitar o ex-presidente foi o senador Ciro Nogueira (PP-PI). Outros aliados encaminharam solicitações de autorização, ainda não analisadas pelo relator.