Ministro diz que Lula tem "saúde de leão" e apoia candidatura de 2026
Após três cirurgias na última semana, Lula se recupera em São Paulo e deseja nos próximos dias fazer reunião com todos os ministros

O ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência, comparou a saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à de um “leão” e reforçou a capacidade do titular do Planalto para disputar a Presidência da República novamente em 2026.
“O presidente, graças a Deus, tem uma saúde de leão, de jovem, como ele disse. É uma coisa impressionante. Eu acompanho o presidente, ele faz atividade, corre de 6 a 8 quilômetros, faz musculação”, comentou Macêdo, em café da manhã com jornalistas nesta terça-feira (17/12).
Lula passou a última semana internado, após se submeter a três cirurgias em consequência de uma pancada na cabeça em acidente doméstico ocorrido em outubro. O petista, atualmente, se recupera em São Paulo e despacha de lá.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todas“Ele está no melhor momento da vida dele. Então, eu tenho plena convicção de que ele vai chegar na hora certa muito forte com saúde para poder definir o que ele quer para o futuro”, afirmou o ministro, antes de dizer que deseja Lula como nome de reeleição no próximo pleito presidencial.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles“Ele tem saúde, é popular, tem confiança do Brasil, tem um campo político que ele lidera, que confia nele, tem uma relação forte com os movimentos organizados do país, tem um diálogo direto com o coração e com as mentes do povo, está presente no imaginário coletivo da nossa nação, com todos os requisitos para continuar. Agora se ele vai continuar, a decisão dele, né? Ele é que vai ter que tomar na hora certa. Eu sei o que eu vou defender. Isso eu vou”, reforçou.
Macêdo falou que o chefe “trabalha demais” e precisa “ter um tempinho para descansar, para ficar com a família, para poder viver”.
Apesar disso, a agenda de Lula não está desacelerando. A expectativa é que o presidente possa voltar para Brasília nesta quinta-feira (19/12), após mais exames médicos, e o desejo do chefe do Executivo é de na sexta-feira (20/12) realizar uma reunião com todos os seus ministros para um balanço de fim de ano.



