Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Ministra das Mulheres se manifesta após nomeação: "Intenso trabalho"

Márcia Lopes foi nomeada nesta segunda-feira (5/5). Ela assume a pasta no lugar de Cida Gonçalves

05/05/2025 17:00, atualizado 05/05/2025 17:10
Reprodução
Márcia Lopes, ex-ministra do Desenvolvimento Social

Após assumir o cargo, a nova ministra das Mulheres, Márcia Lopes, afirmou, nesta segunda-feira (5/5), que sua gestão será focada em ouvir as demandas da população feminina do país. Ex-titular do Desenvolvimento Social, Lopes foi empossada depois da demissão da então chefe da pasta, Cida Gonçalves.

“O presidente Lula disse que quer ver as mulheres mais contentes, mais protegidas, quer ver as mulheres em cada município — nos 5.572 municípios desse país — que elas se sintam respeitadas, acolhidas, ouvidas, escutadas”, disse a ministra em conversa com a imprensa.

Ela destacou que pretende se reunir com ministros, representantes de estados e municípios, além de entidades da sociedade civil para conversar sobre políticas para mulheres.

“Esse é um momento da gente se olhar, cara a cara, e dizer: ‘O que você está precisando, mulher? O que vocês, mulheres, querem desse país?’ Vivemos num mundo em que há tantas complexidades do ponto de vista emocional, psicológico, do ponto de vista das inseguranças todas. Então, o Ministério das Mulheres vai ter um intenso trabalho”, completou.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

A demissão de Cida Gonçalves e nomeação de Márcia Lopes foram oficializadas em reunião com Lula, na manhã desta segunda. A mudança no comando da pasta já era ventilada, diante de críticas sobre a falta de resultados da gestão.

Após deixar o cargo, Cida se defendeu: “Não é uma troca por incompetência, por assédio, por rixa, não é isso. É uma troca de momentos. Tem hora que você está no limite do esgotamento daquilo que você pode avançar, ampliar, e gente nova chega com novo olhar, uma outra perspectiva”, frisou.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles
Ministra das Mulheres se manifesta após nomeação: "Intenso trabalho"