metropoles.com

Ministério da Saúde passa a atualizar dados da Covid semanalmente

Apenas nove estados atualizam cenário epidemiológico diariamente, o que gera um padrão de flutuação e dificulta a compreensão

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacina Prédio do Ministério da Saúde na Esplanada dos Ministérios em Brasília/DF
1 de 1 Vacina Prédio do Ministério da Saúde na Esplanada dos Ministérios em Brasília/DF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Ministério da Saúde anunciou mudança na forma como divulga os dados sobre a pandemia da Covid-19. A partir do dia 3 de março, a pasta pretende divulgar as informações de forma semanal, em vez de diariamente.

De acordo com a apresentação feita por Éder Gatti, diretor do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis, apenas nove unidades federativas (UFs) continuam a atuar os dados diariamente. São elas: Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Paraíba e Pernambuco.

Dezoito UFs não atualizam as informações no fim de semana e três apenas uma vez por semana. Dessa forma, de acordo com o ministério, as notificações desde o início da pandemia apresentam um “padrão de flutuação ao longo da semana”. Assim, os dias de terça-feira e quarta-feira apresentam mais casos e mortes registrados, “impactando na compreensão dos dados pela sociedade”.

“Os dados informados diariamente não permitem análise epidemiológicas, conforme solicitado pela sociedade e órgãos de controle. Por exemplo: por, sexo, faixa etária; raça/cor e/ou comunidades tradicionais; identificação de fatores de riscos para a evolução dos casos para graves e/ou desfecho com óbitos”, explica a pasta.

Com a mudança, estados e municípios devem inserir as informações nos sistemas às segundas e terças-feiras, a partir dos dias 6 e 7 de março. A primeira publicação dos dados no painel da pasta neste novo formato está marcada para o dia 7 de março.

Éder Gatti apresentou a proposta na reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) dessa quinta-feira (16/2). A mudança foi aprovada pelos representantes de estados e municípios.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?