metropoles.com

Ministério da Agricultura confirma 2 casos de gripe aviária no país

Segundo a Agricultura, os dois casos foram identificados em aves silvestres e não afetam a condição do Brasil como livre da gripe aviária

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images/ Marcia Nelsis
Foto colorida de aves da espécie Thalasseus acuflavidus - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de aves da espécie Thalasseus acuflavidus - Metrópoles - Foto: Getty Images/ Marcia Nelsis

O Ministério da Agricultura (Mapa) confirmon dois casos de aves marinhas contaminadas pelo vírus da gripe aviária, conhecido como H5N1. Os animais são da espécie Thalasseus acuflavidus, popularmente chamado de Trinta-réis-bando, e foram resgatados no litoral do Espírito Santo.

“Não há risco de qualquer restrição comercial porque são aves silvestres. O sistema está funcionando, mas temos que dar clareza, transparência e agilidade para continuar com nosso sistema de defesa ser reconhecido como eficiente”, declarou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em uma publicação nas redes sociais.

Além disso, o chefe da pasta declara estado de alerta para aumentar a mobilização do setor privado para incrementar a preparação nacional caso haja um aumento no número de casos.

Veja:

Uma das aves foi resgatada no município de Marataízes e a outra no bairro Jardim Camburi, no litoral de Vitória, capital do Espírito Santo. É a primeira vez que o país registra casos de gripe aviária.

O Mapa afirma que os casos não afetam a condição do país como live de Influenza Aviária de Alta Patogenicida (IAAP) e solicita que os demais países membros da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA) não imponham proibições para o comércio internacional de produtos avícolas brasileiros.

“A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas. Atualmente o mundo vivencia a maior pandemia de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) e a maioria dos casos está relacionada ao contato de aves silvestres migratórias com aves de subsistência, de produção ou aves silvestres locais”, explicou o Mapa em nota publicada nesta segunda-feira (15/5).

Contato direto

A Agricultura ressalta que humanos podem se infectar com a gripe aviária, principalmente por meio do contato direto com os animais infectados. A doença não é transmitida por meio do consumo de aves e nem de ovos.

“Lembramos a toda a população que, ao avistar aves doentes, acione o serviço veterinário local ou realize a notificação por meio do e-Sisbravet. Não se deve tocar e nem recolher aves doentes”, destacou o Mapa.

O Ministério da Agricultura notificou a OMSA sobre a detecção da doença nas aves silvestres.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?