Milhares de albaneses protestam contra projeto da família Trump
Construção de hotel de luxo da filha Ivanka Trump está avaliada em US$ 4,6 bilhões. Manifestantes apontam risco para a preservação ambiental

Milhares de albaneses foram às ruas, nesse sábado (4/7), protestar contra um projeto turístico ligado à família do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em uma área protegida na costa leste da Albânia. Os manifestantes pediram a renúncia do primeiro-ministro albanês, Edi Rama, pelo que consideram falta de transparência.
O hotel de luxo vinculado à filha de Trump, Ivanka, pode ser construído em uma reserva natural na costa do país europeu.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasSegundo os manifestantes, o projeto, avaliado em 4,6 bilhões de dólares (cerca de R$ 23,7 bilhões), representa um risco para o meio ambiente e uma lagoa próxima importante para as aves migratórias.
Essa foi a maior manifestação registrada em Tirana, capital do país, contra a construção. Ao todo, 35 protestos foram mapeados desde maio. Na quinta-feira (2/7), a polícia usou bombas de gás lacrimogêneo e jatos d’água contra manifestantes que tentavam chegar à sede do Parlamento.
A oposição ao projeto se tornou um foco de expressão contra a corrupção no país. O movimento foi batizado de Revolução dos Flamingos, em alusão às aves de plumagem cor-de-rosa que migram para a reserva natural onde fica o projeto.








