metropoles.com

Vídeo: tempestade derruba acampamento Yanomami no Amazonas

MPF declara que membros do povo Yanomami que buscam benefícios sociais no Amazonas correm risco de morte e insegurança alimentar

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/MPF
Foto colorida do momento em que tempestade derruba acampamento Yanomami no Amazonas - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do momento em que tempestade derruba acampamento Yanomami no Amazonas - Metrópoles - Foto: Reprodução/MPF

As fortes chuvas que atingiram o Amazonas na última quarta-feira (14/6) destruiu e alagou um acampamento Yanomami, em Barcelos, no interior do estado. A mobilização dos indígenas tinha como objetivo a garantia de benefícios sociais oferecidos pelo governo federal.

Vídeos disponibilizados pelo Ministério Público Federal (MPF) mostram o desespero dos indígenas. Uma criança que estava no local ficou ferida. Segundo o órgão, a situação precária acontece nos acampamentos às margens do Rio Negro e em outros locais do município de Barcelos. Além disso, os procuradores afirmam que a condição do local coloca em risco a vida de quem está ali.

Confira:

O MPF informou ainda que a situação acontece com os indígenas que vivem na cidade e entre aqueles que saem das aldeias em busca de resolver problemas burocráticos na cidade. Entre as questões buscadas pelas comunidades está o acesso a documentos para garantir benefícios sociais e previdenciários, como o Bolsa Família.

Os procuradores declaram que a situação precária dos Yanomamis é de responsabilidade do governo federal e que se arrasta há mais de 10 anos.

“A situação caótica em todo o estado do Amazonas é fruto do descaso do governo federal e da omissão dos governos estadual e municipais há mais de dez anos e atinge também outros povos e localidades do Amazonas (e da Amazônia), como os Madiha Kulina no Rio Juruá, os Hupdah, Yuhupdeh e Nadëb no Rio Negro, os Pirahã na calha do Rio Madeira, e outros no alto Rio Solimões”, destaca o MPF.

Nesta segunda-feira (19/6), o MPF declarou que instaura ações junto à Justiça Federal em busca de providências dos indígenas que estão acampados nas cidades amazônicas à procura de benefícios sociais.

O Metrópoles entrou em contato com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), e com os ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social e Povos Indígenas para saber quais providências estão sendo tomadas para atender os indígenas que estão acampados no Amazonas. Entretanto, não obteve respostas. O espaço segue aberto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?