metropoles.com

Últimos 8 anos podem ser os mais quentes, alerta ONU na COP 27

O estudo foi publicado no primeiro dia da 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 27, neste domingo (6/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Katrin Ray Shumakov/ Getty Images
Foto do sol e do céu alaranjado - Metrópoles
1 de 1 Foto do sol e do céu alaranjado - Metrópoles - Foto: Katrin Ray Shumakov/ Getty Images

Em novo estudo divulgado neste domingo (6/11), a Organização Meteorológica Mundial afirmou que os últimos oito anos podem ser os mais quentes já registrados. O documento foi publicado no primeiro dia da 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 27.

Segundo a agência meteorológica da ONU, o intervalo entre 2015 e 2022 registraram as maiores temperaturas. A empresa afirma que as concentrações dos principais gases causadores do efeito estufa — dióxido de carbono, metano e óxido nitroso — atingiram níveis recordes em 2021.

O estudo também prevê aumento na temperatura média de cerca de 1,15°C em 2022, acima da marca pré-industrial. Desta forma, estima-se que a tendência de aumento se confirmará mesmo com a influência do La Niña — evento climático natural que estabilizou as temperaturas globais relativamente baixas em 2020 e 2021.

“Quanto maior o aquecimento, piores os impactos. Temos níveis tão altos de dióxido de carbono [um dos maiores contribuintes para a crise climática] na atmosfera agora que o 1,5°C do Acordo de Paris mal está ao nosso alcance”, afirmou o diretor da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Petteri Taalas.

O relatório conclui que os dados sobre o nível do mar e as temperaturas são insignificantes em comparação ao quanto as mudanças climáticas atingiram as pessoas através do clima extremo.

Pela primeira vez no Reino Unido a temperatura passou dos 40º. Enquanto isso, no Paquistão, chuvas recordes causaram a morte 1,7 mil pessoas. Ao todo, 7,9 milhões de pessoas tiveram que, forçosamente, deixar a região.

O relatório da OMM reúne dados recentes de tendências meteorológicas e dos impactos do clima. Taalas alerta ainda que não há indicadores positivos quanto ao derretimento das geleiras ou sobre a elevação do nível das águas do mar.

COP-27

A 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 27, começa neste domingo (6/11) em Sharm el Sheikh, no Egito, com a participação de representantes de mais de 150 países. Entre eles, o Brasil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?