metropoles.com

Salles diz que doações ao Fundo Amazônia podem ser restabelecidas

Ministro também afirmou que manutenção das Forças Armadas na região amazônica está sendo avaliada. GLO estipula presença militar até 30/4

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ricardo Salles
1 de 1 Ricardo Salles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse nesta quinta-feira (22/4) que a retomada do Fundo Amazônia pode ocorrer se, até agosto, a medição de desmatamento apresentar, de fato, redução.

“Ao fim do ano de medição do desmatamento, que se encerra no dia 31 de julho, começo de agosto, se houver número final que mostre tendência de queda desse desmatamento, abre-se a possibilidade de restabelecimento. Mas essa é uma questão que remonta, obviamente, à posição dos doadores, sobretudo a Noruega”, afirmou em coletiva à imprensa após reunião da Cúpula do Clima.

0

Salles disse ainda que a permanência ou não das Forças Armadas na Amazônia ainda está em discussão no governo.

Militares estão na região desde maio de 2020, por meio da Operação Verde Brasil. Decretos de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) definindo presença das tropas na região vêm sendo renovados continuamente. O último prazo é 30 de abril.

“Se vai haver continuação ou não da Operação de Garantia da Lei e da Ordem, essa é uma decisão que está sendo ainda avaliada”, afirmou Salles. Militares prestam apoio a fiscais de órgãos ambientais.

Duplicação de recursos para ações de fiscalização

Sobre a duplicação de recursos para ações de fiscalização ambiental, citada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em seu discurso na Cúpula do Clima, Salles não precisou os números do aumento nem discriminou o montante a ser distribuído a cada órgão.

Segundo ele, o número preciso não pode ser estipulado ainda porque essa semana está havendo, junto ao Congresso, definição do orçamento de 2021. O presidente tem até esta quinta-feira (22/4) para sancionar o texto, podendo vetar a íntegra ou parte do que foi aprovado pelos congressistas.

“O que é possível dizer é que o que houver de disponibilidade, o presidente vai dobrar o recurso”, disse o ministro.

Ainda de acordo com Salles, os recursos adicionais serão destinados à atuação da Força Nacional, que se soma à logística do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Polícia Federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?