metropoles.com

MapBiomas: área para agricultura cresce 226,32% no Brasil em 37 anos

Estudo realizado pelo MapBiomas aponta que a atividade agrícola ocupava 62 milhões de hectares no ano passado

atualizado

Compartilhar notícia

Giovanna Bembom/Metrópoles
plantação agricultura agricola alface
1 de 1 plantação agricultura agricola alface - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

Imagens de satélites feitas entre 1985 e 2021 e analisadas pelo MapBiomas, rede formada por ONGs, universidades e startups de tecnologia, revelam que a área destinada à agricultura no Brasil cresceu 226,32% ao longo dos últimos 37 anos. Ou seja: a zona destinada a atividades agrícolas passaram de 19 milhões de hectares para 62 milhões durante o período estudado.

Além das atividades agrícolas, o MapBiomas analisou a área destinada à silvicultura – cultivo de florestas e mata nativa, para a regeneração das florestas, que passou de 1,5 milhão de hectares em 1985 para quase 9 milhões de hectares mapeados em 2021.

As principais áreas são cultivadas por lavouras temporárias, como soja, arroz, cana-de-açúcar e algodão. Essas plantações, juntas, ocupam aproximadamente 60 milhões de hectares, uma região superior à extensão da França e Espanha.

Nos últimos 37 anos, essa área passou de 18,3 milhões de hectares em 1985 para 59,9 milhões no ano passado.

O aumento das lavouras aconteceu principalmente nos municípios dos biomas Cerrado e do Pampa, onde há uma consolidação de áreas agrícolas. Contudo, o estudo revela que houve um aumento também no Amazonas, Rondônia, Acre, Roraima e Pará.

Além disso, a área destinada à silvicultura avançou 598% entre 1985 e 2021. Os municípios com a maior área destinada à restauração das florestas estão na Mata Atlântica, Pampa e Cerrado.

Compartilhar notícia