Pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que 57% dos brasileiros não apoiam a atuação do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) nas questões ambientais do país.
Dos 2 mil entrevistados, apenas 37% se mostraram satisfeitos com a gestão e outros 6% se abstiveram ou não souberam responder.
A avaliação ocorre em meio aos intensos incêndios florestais que devastam o Pantanal. O cenário crítico levou, inclusive, o próprio governo federal a reconhecer situação de emergência, que atingiu recorde histórico neste ano.
Nessa quarta (23/9), o Ministério de Justiça e Segurança Pública enviou 40 bombeiros da Força Nacional para reforçar o combate às chamas. As equipes do Distrito Federal, Goiás, Pará e Paraná atuarão em Mato Grosso.
A estimativa para este ano, segundo o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), é que a área atingida pelos incêndios chegue a 1,450 milhão de hectares.

Região do Pantanal foi drasticamente impactada pelos incêndiosGustavo Basso/NurPhoto via Getty Images

Mayke Toscano/Secom-MT

No final de semana, as chuvas ajudaram a reduzir os focos de incêndio, que já destruíram cerca de 15% do biomaGustavo Basso/NurPhoto via Getty Images

Incêndios castigam o PantanalGustavo Basso/NurPhoto via Getty Images

Se comparecer, Salles deverá também mostrar políticas públicas voltadas para preservação da fauna e flora local Gustavo Basso/NurPhoto via Getty Images

Incêndios castigam o PantanalGustavo Basso/NurPhoto via Getty Images