metropoles.com

Ibama contratará 1,4 mil brigadistas para o atendimento de emergências

O órgão é responsável pelas políticas de proteção ambiental. A estrutura conta hoje com apenas 53% dos servidores de seu quadro ideal

atualizado

Compartilhar notícia

Ascom/Ibama
Ascom/Ibama
1 de 1 Ascom/Ibama - Foto: Ascom/Ibama

O Ministério da Economia autorizou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a contratar por tempo determinado 1.481 profissionais. Ele serão incorporados aos quadros do órgão a partir de junho de 2020 para o atendimento de emergências ambientais.

Inicialmente, o prazo de validade dos contratos será de até seis meses. Os contratos poderão ser prorrogados pelo prazo necessário à superação da situação de emergência ambiental, desde que o prazo total não exceda dois anos.

O Ibama definirá a remuneração dos profissionais. A portaria que autoriza a contratação foi publicada nesta quinta-feira (04/06) no Diário Oficial da União (DOU).

O órgão é responsável pelas políticas de proteção ambiental. A estrutura conta hoje com apenas 53% dos servidores de seu quadro ideal. Atualmente, dos 5,4 mil funcionários previstos na legislação do órgão — que completou 30 anos em fevereiro —, o quadro tem 2,9 mil trabalhadores.

Em entrevista ao Metrópoles em junho de 2019, o presidente do Ibama, Eduado Bim, adiantou que iniciou as tratativas com o Ministério da Economia para realizar um concurso público para 2020. Inicialmente, seriam 300 vagas.

“Estamos fazendo a interlocução com o ministério (da Economia). Entendemos que precisamos desses servidores com a maior agilidade possível, mas isso é uma coalização de governo que não atende somente a pasta ambiental. Gostaria de um concurso para umas 300 pessoas, mas queríamos o quadro completo”, explicou à época.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?