metropoles.com

Desmatamento do Cerrado cresce 20% em 2022

Levantamento realizado pelo SAD Cerrado mostra que o Maranhão foi o líder em área desmatada no ano passado

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Área de cerrado desmatada para plantio no município de Alto Paraíso (GO)
1 de 1 Área de cerrado desmatada para plantio no município de Alto Paraíso (GO) - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O desmatamento no Cerrado em 2022 teve um aumento de 20% em comparação com 2021, quando 691.296 hectares foram derrubados. Segundo levantamento do SAD Cerrado, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Ambiental (Ipam) em parceria com o MapBiomas e a Universidade Federal de Goiás (UFG), o bioma teve 815.532 hectares de área devastada no ano passado.

De acordo com o monitoramento, realizado por meio de imagens de satélite e com o auxílio de inteligência artificial, a área do Cerrado desmatada apenas em dezembro de 2022 representa um aumento de 89% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

O estado com maior aumento do desmatamento de vegetação nativa no levantamento é o Tocantins, com 20.257 hectares destruídos em 2022 contra 2.650 hectares, em 2021. Apesar do alto índice de devastação, o território que segue na liderança de maior área desflorestada é o Maranhão.

O município que apresentou o maior índice de desmatamento em 2022 foi Balsas, no Maranhão, com 24.581 hectares destruídos contra 14.527 em 2021, um aumento de quase 60%.

Em seguida, aparecem os municípios de São Desidério (BA) com 17.187 hectares, e Alto Parnaíba (TO), com 11.112 hectares.

Balsas, São Desidério e Alto Parnaíba estão localizados no Matopiba, região em que 52.263 hectares foram desmatados apenas no mês de dezembro, um aumento de 62% em relação ao mesmo período do ano anterior.

“Matopiba é a região com os últimos grandes remanescentes de Cerrado, mas também é a principal fronteira agrícola no bioma nos últimos anos, principalmente para soja”, afirma a pesquisadora do Ipam que atua no SAD Cerrado, Tarsila Cutrim Andrade. “Essa é a região onde se deveriam focar esforços para combater e reduzir o desmatamento no bioma”, complementa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?