Dentista é acusado de matar mais de 1 mil onças-pintadas no Acre
Segundo denúncia do Ministério Público Federal, homem integra grupo organizado de caça ilegal que opera há vários anos no Brasil
09/07/2019 08:39, atualizado 09/07/2019 17:14

Um grupo de caçadores ilegais que atua no interior do Acre foi preso e denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) à Justiça Federal por agir há vários anos na região promovendo o abate de animais selvagens. O membro mais antigo e ativo do grupo é o dentista Temístocles Barbosa Freire, que, segundo a investigação, matou mais de 1 mil onças-pintadas ao longo de três décadas.
No total, sete homens foram presos pela polícia, sob suspeita de terem matado milhares de animais ameaçados de extinção. Segundo a denúncia, os criminosos caçavam principalmente onças-pintadas (Panthera onca), capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris), catetos ou porcos-do-mato (Pecari tajacu) e veados-mateiros (Mazama americana).
Além do dentista, viraram réus na ação penalCarregando PDF...
Na investigação foram feitas escutas telefônicas, monitoramento dos celulares dos envolvidos e recolhimento de fotos e vídeos onde os acusados registravam as caças e os animais sendo mortos. Os relatórios indicam que as autoridades brasileiras hackearam as conversas do grupo e o monitorou por ao menos três meses antes de fazer as prisões. Nesse período, houve 11 casos de caça furtiva, durante os quais oito jaguares, 13 capivaras, 10 cães e dois cervos mortos foram mortos.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesImagens anexadas à denúncia mostram o dentista carregando nas costas um jaguar morto, rodeado de cães de caça. De acordo com o MPF, ele praticava a caça ilegal desde 1987. O modus operandi adotado por ele e o bando, segundo a denúncia, consistia na utilização do toque de uma cuíca para atrair onças-pintadas. As caçadas eram sempre agendadas por meio de contato telefônico.
A denúncia do MPF foi oferecida à Justiça Federal em 1º de julho, mas as investigações continuam. Os réus podem receber penas de prisão e multa, que variam de acordo com a participação de cada um nos crimes cometidos.
Caça proibida
A onça-pintada é o maior felino da América Latina e está listada na Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas da Fauna e da Flora Selvagens (Cites), que proíbe o comércio internacional de todo ou parte dos espécimes. É proibida a caça de onças-pintadas na Argentina, Brasil, Colômbia, Guiana Francesa, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Suriname, Estados Unidos e Venezuela. O animal é listado como “quase ameaçado” na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza.






