metropoles.com

COP27: Brasil pode ser primeiro a zerar emissões, dizem pesquisadores

O país é um dos cinco maiores poluidores do mundo. Apesar disso, ambientalistas declaram na COP que a situação pode ser revertida

atualizado

Compartilhar notícia

Pexels
Poluição é tema de debate em painel na COP27 - Metrópoles
1 de 1 Poluição é tema de debate em painel na COP27 - Metrópoles - Foto: Pexels

O Brasil pode ser um dos primeiros países do mundo a zerar as emissões líquidas de gases do efeito estufa até o ano 2040, segundo pesquisadores brasileiros que participam da Conferência Climática das Nações Unidas (COP27), no Egito. Para os ambientalistas, a reversão das emissões pode ocorrer com uma “relativa rapidez”, já que o lançamento dos poluidores está associado ao uso da terra.

O Brasil é o quinto maior poluidor do mundo, com a emissão de 2,42 bilhões de toneladas brutas de carbono em 2021.

A liberação de poluidores está associada principalmente ao desmatamento, ao fogo associado a essa ação e às atividades agropecuárias.

“Se eliminarmos as emissões por uso da terra, dá uma redução de 77% nas emissões brasileiras em relação a 2005. Se considerarmos a variação de carbono no solo por manejo de pastagem, podemos tirar mais 230 milhões de toneladas que são absorvidas nos solos agrícolas”, explica o coordenador geral do MapBiomas, Tasso Azevedo, no painel “Uso da terra no Brasil: vilão, vítima ou herói da crise climática?”, que aconteceu nesta segunda-feira (14/11) no Brazil Hub.

“E se acrescentarmos nessa conta que é possível reduzir 200 milhões de toneladas de metano, nossas emissões praticamente seriam residuais”, completa. “É muito possível o Brasil ser o primeiro país com emissões líquidas zeradas, em algum momento entre 2030 e 2040.”

A discussão contou com a participação da diretora do Instituto Clima e Sociedade (iCS), Ana Toni, da diretora de Ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Ane Alencar, e do diretor do programa Amazônia no Centro de Pesquisa do Clima Woodwell, Michael Coe.

Estados Unidos, China e Rússia são as nações que mais poluem no mundo, e são responsáveis pela emissão de poluentes ligados à queima de combustíveis fósseis.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?