Medicamento feito em BH traz avanço no diagnóstico de câncer de mama
O Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear da UFMG recebeu autorização para vender o radiofármaco fluoroestradiol

Um novo avanço no diagnóstico e no potencial tratamento do câncer de mama no Brasil veio do CDTN (Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear), unidade de pesquisa localizada no campus da UFMG. O centro foi o primeiro a receber a aprovação para comercializar o radiofármaco fluoroestradiol, que auxilia no diagnóstico de câncer de mama.
Com o nome comercial de Radiofes, agora o medicamento já pode ser usado em clínicas médicas para auxiliar na identificação dos tumores e ajudar no desenvolvimento de estratégias para seu tratamento. O radiofármaco ainda pode contribuir para que o câncer seja diagnosticado antes mesmo de outras evidências aparecerem, como os nódulos que podem ser identificados em exames de toque.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasO farmacêutico Leonardo Tafas, coordenador de produção do radiofármacos no CDTN, explica que o fluoroestradiol já é utilizado em países como os Estados Unidos. Com a decisão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de permitir a isenção de registro para alguns radiofármacos, a aprovação para a comercialização no país foi simplificada.
Leia mais sobre o medicamento no BHAZ, parceiro do Metrópoles.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles


