metropoles.com

Masp desiste de sediar lançamento do livro de Guilherme Boulos

Editora fala em “obscurantismo e intolerância”. Museu paulistano alega que não pode realizar manifestações de caráter político

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Guilherme Boulos e sua equipe monitoram a gestão de Ricardo Nunes na Prefeitura de São Paulo
1 de 1 Guilherme Boulos e sua equipe monitoram a gestão de Ricardo Nunes na Prefeitura de São Paulo - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – O lançamento do livro Sem Medo do Futuro, de Guilherme Boulos, iria ocorrer nesta terça-feira (3/5), às 19h, no auditório do Masp, na Avenida Paulista. Entretanto, quatro dias antes, o museu desistiu de sediar o evento, alegando ser proibida a realização de qualquer manifestação de caráter político em suas dependências.

A editora Contra Corrente, responsável pela obra, e o autor repudiaram a mudança e falaram em “obscurantismo” e “atentado à liberdade de expressão”.

O museu disse, em nota, que o lançamento precisou ser cancelado por “não estar de acordo com o artigo 2, parágrafo terceiro do estatuto social” do local, que veda a “realização de quaisquer manifestações de caráter político e/ou religioso”.

Segundo a editora, em 29 de abril, uma funcionária do museu informou que havia recebido “uma posição da diretoria do museu” sobre o evento e precisaria cancelar a locação do auditório sob o argumento de que é “uma instituição privada sem fins lucrativos, independente e isenta”, cujo estatuto proíbe a realização de manifestações políticas.

A editora afirmou que já havia realizado visitas técnicas, avaliado o espaço e assinado a minuta contratual para locação, e tanto ela quanto Boulos já estavam divulgando a data e o local do encontro nas redes sociais.

A Contra Corrente chamou a situação de “grave atentado à liberdade de expressão por uma das mais importantes instituições culturais do país” e pontuou que “não é aceitável que o Masp confunda cultura e livros com disputa política”.

“A confusão esclarece que, também a direção do Masp, ou alguém nela, tem posição: o obscurantismo e a intolerância”, comentou a editora em nota. Agora, o lançamento será feito na Livraria da Vila, na Vila Madalena, zona oeste da capital.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?