metropoles.com

Mariana: depósito de rejeitos é interditado e agência pede evacuação

Três pilhas de estéril foram interditadas na última sexta-feira (10/11). Cerca de 295 pessoas moram na zona de risco

atualizado

Compartilhar notícia

Google Maps/Reprodução de satélite
Vista aérea da mina de Fábrica Nova, da Vale
1 de 1 Vista aérea da mina de Fábrica Nova, da Vale - Foto: Google Maps/Reprodução de satélite

A Agência Nacional de Mineração (ANM) determinou a interdição de três pilhas de material estéril (depósito de rejeitos) e aconselhou a evacuação do povoado de Santa Rita Durão, em Mariana (MG). A decisão veio após a mineradora Vale não conseguir comprovar estabilidade das estruturas da Mina de Fábrica Nova, localizadas acima de uma barragem de rejeitos. A interdição foi homologada pela Chefe da Divisão de Fiscalização de Minas Gerais, Luciana Cabral, na última sexta-feira (10/11).

Segundo documento da ANM, o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) da mina, divulgado pelo jornal O Tempo, 295 pessoas estariam na Zona de Autossalvamento – uma área a baixo da barragem. No caso de um rompimento, pode não haver tempo suficiente para órgãos públicos intervirem.

“Resolve interditar e suspender de imediato as atividades de disposição de estéril nas pilhas: PDE Permanente I, PDE Permanente II e PDE União Vertente Santa Rita (…) cujas atividades são realizadas pela empresa Vale S.A., em face da não comprovação da estabilidade das referidas pilhas, o que comprova risco iminente, ficando autorizada as atividades para restabelecimento da estabilidade das pilhas”, escreveu Luciana.

Avaliação

Em nota, a Prefeitura de Mariana informou que a Defesa Civil vai elaborar um documento sobre a integridade das pilhas a partir de uma vistoria nesta segunda-feira (13/11), além de participar ativamente na fiscalização das pilhas de estéril.

A Vale se pronunciou informando que representantes da empresa acompanharão a vistoria da ANM e da Defesa Civil desta segunda para “esclarecimentos necessários sobre as condições de regularidade das estruturas”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?