metropoles.com

Manuela d’Ávila lança programa para proteger candidatas mulheres

Programa lançado junto ao Instituto E SE Fosse Você? tem como objetivo proteger as candidaturas femininas nas eleições deste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Zeca Ribeiro – Câmara dos Deputados
Foto colorida de Manuela d’Ávila - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Manuela d’Ávila - Metrópoles - Foto: Zeca Ribeiro – Câmara dos Deputados

A ex-deputada federal Manuela d’Ávila e o Instituto E SE Fosse Você? lançam nesta quinta-feira (2/5) um programa que tem como objetivo o combate à violência política de gênero e raça. O projeto batizado como “Onde Ela Quiser” contará com oficinas para construção de propostas legislativas para coagir a discriminação contra candidatas mulheres ao longo das eleições municipais deste ano.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2020, ano das últimas eleições municipais, 34% das candidaturas foram de mulheres, no entanto, apenas 16% dos candidatos eleitos eram do sexo feminino.

“Sempre lutamos por mais mulheres na política. Mas para garantir participação, é preciso garantir um ambiente saudável para que atuem. A violência política de gênero e raça é uma realidade que impede mulheres de se candidatarem, serem eleitas e atuarem com dignidade, livres de todas as formas de violência”, comenta Manuela d’Avila, presidente do Instituto E Se Fosse Você?.

Para ampliar o debate sobre a violência política de gênero, em 6 de junho, na Câmara dos Deputados, será realizado um debate com parlamentares e candidatas com o intuito de ampliar a discussão relacionada a mulheres na política. O evento acontece em parceria com a Comissão de Direitos Humanos, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e o Observatório Nacional da Mulher na Política.

Eleições 2024

Os eleitores dos municípios brasileiros irão escolher os seus representantes para as prefeituras e assembleias municipais. As eleições ocorrerão em todo o país, exceto no Distrito Federal e no arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco.

O primeiro turno do pleito está marcado para 6 de outubro. Caso seja necessário, o segundo turno deverá ocorrer em 27 de outubro. São esperados mais de 200 mil eleitores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?