metropoles.com

Mamãe Falei decide se afastar do MBL e se diz chateado com Sergio Moro

Segundo deputado, cassação de mandato é “exagero”. Ele é alvo de vários pedidos na Alesp após o vazamento de áudios sexistas

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/metrópoles
O deputado Arthur do Val, o Mamãe Falei. Ele tem cabelos pretos, barba e usa roupa escura- Metrópoles
1 de 1 O deputado Arthur do Val, o Mamãe Falei. Ele tem cabelos pretos, barba e usa roupa escura- Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/metrópoles

São Paulo – O deputado estadual Arthur do Val (Podemos/SP), conhecido como Mamãe Falei, decidiu se afastar do Movimento Brasil Livre (MBL). O parlamentar que também retirou sua pré-candidatura do governo de São Paulo, disse também que considera um “exagero” a possível cassação de seu mandato, após o vazamento de áudio sexista sobre mulheres ucranianas, e que está chateado com Sergio Moro, a quem tinha declarado apoio político na corrida pelo Planalto.

O deputado está no centro de uma tempestade, desde a última sexta-feira (4/3), quando áudios enviados por ele, que estava viajando à Ucrânia sob o pretexto de auxiliar a resistência local contra a invasão russa, foram divulgados. Nas mensagens, aos quais o Metrópoles teve acesso, o parlamentar afirma que as refugiadas que ele encontrou na fronteira entre a Eslovênia e a Ucrânia “são fáceis, porque são pobres”. Ele diz também que a fila de baladas brasileiras “não chega aos pés da fila de refugiados aqui”.

Parlamentares da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) pedem a cassação do mando de Arthur do Val, alegando quebra de decoro parlamentar.

Afastamento

Em entrevista à Folha de S. Paulo, Arthur do Val afirmou que se afastará do MBL para não prejudicar os companheiros do grupo. “Não é justo que essas pessoas sofram a consequência de um erro só meu”, disse ele. O parlamentar não sabe ainda se será um afastamento definitivo, mas enfatiza que não quer que as pessoas sofram por um erro apenas dele.

Ao falar de sua carreira política, o parlamentar declarou que está com “uma muralha” em sua frente, que o impede de fazer qualquer outra coisa. Ele disse que assim que chegou ao Brasil, vindo da Ucrânia, foi informado de que Sergio Moro já havia manifestado que não o apoiaria mais, o que o deixou chateado.

“A minha sensação é de frustração, de tristeza da parte dele. Outra coisa são os fatos. E o fato é que nós ainda temos um país que está aí na beira de ter Lula ou Bolsonaro. Se eu estou atrapalhando a missão [de Moro], será que eu não faria o mesmo [que ele fez]? Será que faria diferente? Eu hoje te falaria diferente”, disse Mamãe Falei.

Preocupação com a ex

Ainda na sexta-feira, após a divulgação dos áudios, a namorada de Arthur do Val, a enfermeira Giulia Blagitz, terminou o relacionamento do casal por meio das redes sociais. Segundo Mamãe Falei, esse está sendo o principal ponto de tristeza desde o episódio.

“O que me ferrou mesmo, me tirou o chão, acabou comigo foi [perder] minha namorada. Imagina ela ouvindo falar sobre essas coisas. Eu fiquei sabendo [do término] pela internet, mas eu até tomo cuidado ao falar isso, porque não é culpa dela. Não quero que escreva de uma forma que pareça: nossa, olha o que ela fez com ele. Eu sempre fui acostumado a enfrentar meus oponentes e está tudo certo. Agora perder a namorada assim? Acertar no pessoal é fogo”, afirmou.

Segundo ele, desde que chegou ao Brasil não conseguiu encontrar com a ex. “Eu não quero falar mais nada, porque não tenho autorização de expor a vida de uma pessoa que não escolheu isso. Ela é enfermeira, ela não tem nada a ver com política, ela não tem nada a ver com as escolhas que eu fiz para mim. E ela está exposta por uma cagada minha”, declarou.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?