Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

MA: indígena Guajajara é encontrado morto e lideranças cobram justiça

É a segunda morte de um indígena na região em menos de uma semana. A ministra Sonia Guajajara vai convocar uma audiência para apurar casos

29/01/2023 16:37
Compartilhar notícia
Reprodução
MA: indígena Guajajara é encontrado morto e lideranças cobram justiça

O indígena Valdemar Guajajara foi encontrado morto na cidade de Amarante do Maranhão, que faz fronteira com a Terra Indígena (TI) Arariboia, na manhã desse sábado (28/1).

Segundo o Conselho Indígena Missionário (Cimi) do Maranhão, Valdemar, que era da aldeia Nova Viana, foi encontrado com “marcas que indicam que ele tenha sido brutalmente assassinado”.

O Metrópoles questionou a Secretaria de Segurança Pública do estado sobre o caso, mas não teve resposta até a publicação desta reportagem.

É a segunda morte de um indígena Guajajara no estado em menos de uma semana. Na quarta-feira (25/1), próximo à Terra Indígena Cana Brava, o corpo de José Inácio Guajajara foi encontrado com marcas de tiros.

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, lamentou as mortes em um post nas redes sociais. Ela afirmou que a pasta vai convocar uma audiência pública para cobrar esclarecimentos e a punição de eventuais culpados.

“Esses crimes devem ser apurados e os autores devem ser responsabilizado para romper o ciclo de violência contra nós indígenas”, disse.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters