metropoles.com

Lula se reúne com Rosa Weber para tratar de reações a vandalismo no DF

O presidente da República tem reunião marcada com a presidente do STF, na manhã desta segunda-feira (9/1), às 9h

atualizado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, na manhã desta segunda-feira (9/1), para debater ações a serem tomadas após atos de vandalismo cometidos por terroristas bolsonaristas em Brasília neste domingo (8).

Logo após os atos de terrorismo, Lula já tinha se encontrado com Weber, na sede do STF, para avaliar os danos à estrutura da Corte, que teve vidros quebrados, patrimônio retirado, plenário destruído, entre outros.

O encontro com a ministra é o primeiro da extensa agenda que o presidente tem para deliberar sobre o tema. Além disso, Lula convocou os 27 governadores de estados e do DF para uma reunião de emergência, que deve acontecer na parte da tarde e tem como pauta a reação institucional aos atos. Prefeitos de capitais também estão sendo convidados.

Lula voltou a Brasília, ainda nesse domingo, de Araraquara (SP), onde acompanhou os danos causados pela chuva, e foi diretamente para o Palácio do Planalto vistoriar a destruição. A sala dele, que tem uma porta com segurança reforçada, foi um dos únicos cômodos onde os terroristas não conseguiram entrar. Até o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) foi invadido e teve armas levadas.

O presidente decretou intervenção federal na segurança pública do DF e está conversando com autoridades do Poder Legislativo e com os ministros do STF.






Quais assuntos você deseja receber?