metropoles.com

Lula reúne ministros para alinhar discurso e tentar evitar pontas soltas

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realiza primeira reunião ministerial de seu governo nesta sexta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Lula e ministros
1 de 1 Lula e ministros - Foto: null

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará a primeira reunião com os 37 ministros e ministras que integram o governo nesta sexta-feira (6/1), no Palácio do Planalto, a partir das 9h30. O encontro acontece dias após os ministros da Previdência, Carlos Lupi (PDT), e da Casa Civil, Rui Costa (PT), divergirem sobre a reforma da Previdência.

Na quarta-feira (4/1), em seu discurso de posse do cargo, Lupi declarou que tinha planos de trabalhar contra a reforma previdenciária aprovada no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ao que ele chamou, durante discurso, de “antirreforma”.

Mais tarde, Costa foi na contramão e negou que o Planalto estude qualquer proposta que mude as regras da Previdência. “Não há nenhuma proposta sendo analisada ou pensada neste momento para revisão de reforma, seja previdenciária ou outra. Neste momento, não tem nada sendo elaborado”, declarou o ministro.

Logo após a rachadura pública, Costa anunciou a reunião ministerial, que foi confirmada pelo Planalto em seguida. “O presidente Lula já marcou a 1ª reunião ministerial para sexta-feira, para inclusive organizar e reafirmar, ele acabou de me dizer, que qualquer proposta só será encaminhada depois da aprovação do presidente da República”, disse o ministro.

0

Haddad x Lula

A reunião desta sexta também ocorrerá após o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o principal chefe da área econômica, ter defendido que a isenção de impostos sobre combustíveis não fosse renovada.

A ala política do governo, porém, foi no sentido contrário. A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse defender prorrogação até ser feito um diagnóstico da política de preços da Petrobras.

“O problema não é a questão do tributo, é a política de preços da Petrobras”, afirmou Gleisi.

Haddad acabou perdendo a disputa. Nesta semana, o governo editou uma medida provisória que prorroga a desoneração dos impostos federais que incidem sobre os combustíveis.

Aparar arestas

Em busca de abafar os embates públicos, Lula anunciou a reunião com todos os 37 chefes de pastas da Esplanada. O ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), já apontou que o mandatário pretende fazer “ajustes finos” no grupo.

“O presidente vai dar as primeiras informações, o que está pensando para que a gente possa iniciar trabalho todo mundo afinado”, disse.

Rui Costa também destacou que Lula pretende trazer “trasversalidade” ao governo, com “trabalho em equipe”. “Não é freio de arrumação, é conversa”, disse o ministro.

Segundo ele, na reunião, alguns chefes mostrarão planos para os primeiros 100 dias, com expectativas, estratégias, programação. Lula também trará prioridades e “como ele quer que funcione”, de acordo com Rui Costa. O ex-governador da Bahia negou, no entanto, que o encontro será usado para dar “bronca ou puxão de orelha”.

Na quinta, o próprio Lula adiantou que o encontro “só tem horário para começar”.

Reunião com governadores

O presidente planeja fazer, ainda neste mês, uma reunião com governadores de todos os estados para debater problemas e prioridades de cada local. O encontro é uma promessa de campanha e, segundo Rui Costa, acontecerá regularmente.

“Queremos reuniões regulares ao longo do ano. Queremos estabelecer um fluxo de reuniões por temas […] A nossa sugestão vai ser que eles se reúnam antes e tragam uma proposta já discutida para não ter 27 opiniões em um dia”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?