metropoles.com

Lula recria comissão focada em alcançar objetivos da ONU até 2030

Comissão tem como objetivo articular ações voltadas para alcançar objetivos sustentáveis ligados ao fim da desigualdade e ao combate à fome

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert/PR
imagem colorida lula assina decreto no planalto - metrópoles
1 de 1 imagem colorida lula assina decreto no planalto - metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Às vésperas da viagem a Nova York, nos Estados Unidos, para discursar na Assembleia Geral das Nações Unidas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou a recriação, nesta quinta-feira (14/9), da Comissão Nacional dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (CNODS), encerrada durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL).

Os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) fazem parte da chamada Agenda 2030 — uma série de compromissos firmados durante a Cúpula das Nações Unidas, em 2015. São 17 objetivos descritos em 169 metas, focadas em alcançar propostas de desenvolvimento globais.

Entre eles estão a erradicação da pobreza, o fim da fome, a igualdade de gênero, o acesso a água potável e saneamento, cidades e comunidades sustentáveis e trabalho decente e crescimento econômico. Este último será tema de uma estratégia lançada entre Lula e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

“Vamos trabalhar para que, em 2024, o Brasil possa chegar à Cúpula da ONU de ODS e apresentar o seu relatório voluntário, como foi feito nos governos do presidente Lula e da presidenta Dilma”, declarou Márcio Macêdo, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Clique aqui para ver o vídeo.

O presidente Lula embarca, às 12h desta sexta-feira (15/9), rumo a Havana, Cuba. Em uma visita de menos de 48h em território cubano, o mandatário participará da Cúpula do G77+China, e deve tentar reaquecer as relações diplomáticas entre o país, estremecidas há pelo menos sete anos.

Em seguida, o titular do Planalto segue para Nova York, onde fará o tradicional discurso de abertura entre os chefes de Estado na Assembleia Geral das Nações Unidas.

Durante a fala, Lula deve reforçar a retórica que tem adotado em foros internacionais, focada em combate à desigualdade, transição energética e reforma dos organismos multilaterais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?