metropoles.com

Presidente Lula lança, no Piauí, programa Brasil sem Fome

Lula está em Teresina para lançamento do novo plano de governo que busca retirar o Brasil do mapa da fome, além de combater a desigualdade

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert/PR
Imagem colorida do Presidente Lula e a primeira-dama Janja no lançamento do Brasil sem Fome, no Piauí -- Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do Presidente Lula e a primeira-dama Janja no lançamento do Brasil sem Fome, no Piauí -- Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lanç0u, nesta quinta-feira (31/8), o programa Brasil Sem Fome, iniciativa do governo federal voltada para a retirada do país do Mapa da Fome até 2030. A solenidade ocorre em Teresina, no Piauí, e é coordenada pelo ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social.

Uma das pautas mais caras ao presidente Lula, a agenda de combate à desigualdade social e de acesso adequado à alimentação serão o fio condutor do novo programa do governo.

Veja como foi:

Segundo o governo federal, indicadores mais recentes apontam que, em 2022, 33 milhões de brasileiros estavam em situação de insegurança alimentar no país.

Dessa forma, o plano tem como metas reduzir anualmente as taxas totais de pobreza e diminuir a menos de 5% o percentual de domicílios em insegurança alimentar grave.

Para alcançar os objetivos, a iniciativa estabelece a criação de ações que promoverão aumento da renda para compra de alimentos; inclusão em políticas de proteção social; além da ampliação da produção e do acesso a alimentos saudáveis e sustentáveis.

0

O desenho do programa prevê ações em três eixos: acesso à renda, ao trabalho e à cidadania; alimentação adequada e saudável; e mobilização para o combate à fome.

O que é o mapa da fome?

Produzido por uma das agências da Organização das Nações Unidas (ONU), o Mapa da Fome é um indicador global que mede a situação de falta de acesso a alimento em países ao redor do mundo.

A ferramenta leva em conta a prevalência da subalimentação: condição em que os alimentos consumidos são insuficientes para que o indivíduo mantenha uma vida ativa e saudável. Os países cuja situação atinge mais de 2,5% da população entram no Mapa da Fome.

Os dados são abastecidos por relatórios anuais da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Em 2015, a ONU estabeleceu zerar a fome como um dos objetivos globais até 2030, no entanto, a meta está longe de ser alcançada.

Programação no Nordeste

Nseta sexta-feira (1º/9), Lula estará em Fortaleza (CE) para a cerimônia comemorativa dos 18 anos de criação do Programa Agroamigo e de 25 anos do Programa Crediamigo, do Banco do Nordeste.

Em seguida, o prsidente segue para o município de Luís Gomes, no interior do Rio Grande do Norte, onde visitará as obras do Ramal do Apodi – Túnel Major Sales.

A estrutura no interior do RN faz parte do Ramal do Apodi e é associada à transposição do rio São Francisco. Segundo o governo federal, a conclusão das obras irá beneficiar cerca de 750 mil pessoas em 54 cidades dos potiguares, paraibanas e cearenses.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?