metropoles.com

Lula no Piauí: “Bolsa Família não é solução, é medida de urgência”

Presidente Lula está no Piauí para lançamento do novo programa do governo voltado para tirar o país do mapa da fome, o Brasil sem Fome

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert/Secom PR
imagem lula discursando com microfone - metrópoles
1 de 1 imagem lula discursando com microfone - metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/Secom PR

Em evento de lançamento do programa Brasil sem Fome, nesta quinta-feira (31/8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ressaltou que o programa de transferência de renda Bolsa Família “não é uma solução definitiva”, mas uma medida de urgência.

O mandatário discursou em Teresina, capital do Piauí, durante a cerimônia de lançamento da nova iniciativa do governo, voltada para retirar o país do mapa da fome e garantir o fim da insegurança alimentar. O plano é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, chefiado por Wellington Dias.

“O Bolsa Família não é uma solução definitiva, é uma medida quase de urgência que estamos fazendo para as pessoas mais necessitadas, até a gente arrumar definitivamente a casa”, declarou Lula.

“Cada mãe que está aqui, não quer ficar recebendo favores. Ela quer poder trabalhar. Que os filhos vão para a faculdade, e ter um emprego. Queremos ter uma casinha para morar, uma mesa farta de manhã, de tarde e de noite”, prosseguiu.

0

O programa Bolsa Família foi retomado pelo governo em junho, após ser substituído pelo Auxílio Brasil durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). A iniciativa de redistribuição de renda que tem a cara dos governos petistas foi duramente criticada pela oposição, que argumentava que a população era desencorajada a trabalhar em função do benefício.

Lula elogia Wellington Dias, mas não garante permanência

Na cerimônia desta tarde, Lula repetiu o discurso que fez pela manhã, ao citar a inteligência de Wellington Dias.  No entanto, não deu nenhuma garantia explícita de sua permanência. A pasta é visada pelo Centrão, em função do caráter eleitoreiro das ações sociais e do grande volume de orçamento.

“Quando eu venho no Piauí, vejo a evolução que esse estado teve, eu tenho que agradecer a Deus. Mas tenho que agradecer a esse estado que teve coragem de votar nesse índio [apelido dado a Wellington Dias] pra ser governador quatro vezes”, disse Lula.

“É o índio mais esperto do Brasil. Ele é mais esperto, e conseguiu encontrar um cara mais esperto que ele, pense num moleque esperto [em referência ao governador do estado Rafael Fonteles, do PT]. Vocês não sabem a qualidade do governador que vocês elegeram. E vão ter muito orgulho pelo que esse companheiro Rafael fez aqui neste estado”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?