Lula lamenta morte de economista que atuou na coordenação do Fome Zero
Economista e escritor José Alberto de Camargo dividiu com Lula a coordenação executiva do Programa Fome Zero, no primeiro mandato do petista
atualizado
Compartilhar notícia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou nesta quinta-feira (6/11) a morte do economista, escritor e ex-presidente da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), José Alberto de Camargo. Ele também foi um dos fundadores e presidiu o Instituto Cidadania, entidade que antecedeu o Institulo Lula.
“Sentirei sempre muitas saudades de meu amigo José Alberto de Camargo, que nos deixou na manhã de hoje. Estivemos juntos em muitas etapas de nossa jornada pela construção de um Brasil mais justo. Ele ajudou a dirigir o Instituto Cidadania, onde elaboramos os estudos e conduzimos as discussões que resultaram nos programas de governo de meus dois primeiros mandatos”, disse Lula em publicação no X.
O chefe do Executivo também destacou que Camargo dividiu com ele a coordenação executiva do Programa Fome Zero, iniciativa do governo federal lançada em 2003 com o objetivo de tirar o Brasil do Mapa da Fome.
“Em sua atuação empresarial na Companhia Brasileira de e Metalurgia e Mineração, incentivou a educação, a cultura e as ações voltadas ao bem-estar coletivo. Tudo isso ao lado da busca constante pelo desenvolvimento nacional e domínio das tecnologias de que tanto precisamos”, continuou o presidente.
Foi o economista que deu para Lula a escultura de Jesus Cristo crucificado, que ocupou o gabinete presidencial durante os dois primeiros mandatos do petista, e voltou ao Palácio do Planalto em julho de 2023 após um processo de restauração feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
“Aos seus familiares e amigos, deixo os meus mais profundos sentimentos”, finalizou o presidente.
José Alberto de Machado era morador de Araxá (MG). O município declarou luto oficial de três dias pela morte de Carvalho. “Respeitado em todo o país, Dr. Camargo deixa um legado de trabalho, ética e compromisso com o progresso coletivo”, diz nota da Prefeitura de Araxá.






