Lula fala sobre cerimônia de diplomação: “Última antes da posse”
Evento marca o fim do processo eleitoral e o reconhecimento da vitória de Lula e Alckmin. É o último rito oficial antes de receber a faixa
atualizado
Compartilhar notícia

A poucos minutos do início, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou a expectativa para a cerimônia de diplomação, marcada para as 14h desta segunda-feira (12/12). Nas redes sociais, o petista lembrou que esse é o último rito oficial antes da posse, em 1º de janeiro.
“Hoje serei diplomado mais uma vez como presidente do Brasil. Última cerimônia antes da nossa posse, no dia 1° de janeiro”, escreveu Lula.
Hoje serei diplomado mais uma vez como presidente do Brasil. Última cerimônia antes da nossa posse, no dia 1° de janeiro. Bom dia para todos!
— Lula (@LulaOficial) December 12, 2022
Ocorre na tarde desta segunda, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cerimônia de diplomação de Lula e do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB). O evento marca o fim do processo eleitoral e o reconhecimento da vitória da chapa.
Prevista no Código Eleitoral, a diplomação é organizada pela Justiça Eleitoral e aconteceu pela primeira vez em 1946. Senadores e governadores também deverão ser diplomados; esse procedimento, porém, fica a cargo dos Tribunais Regionais Eleitorais e está marcado para acontecer entre os dias 12 e 21 de dezembro.
Inicialmente, a diplomação de Lula ocorreria em 19 de dezembro, último dia do prazo previsto pela legislação eleitoral. O petista, porém, pediu para antecipar a data, na tentativa de arrefecer os protestos de bolsonaristas que questionam o resultado da eleição.
Após o evento, Lula deverá seguir o cronograma para a divulgação de ministérios e secretarias do novo governo.