metropoles.com

Lula está bem e quer voltar ao Planalto, diz ministro

Ministro das Relações Institucionais e médico, Alexandre Padilha não marcou volta do presidente Lula a trabalho no Palácio do Planalto

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva discursa com brasão da Republica ao fundo - Metrópoles
1 de 1 Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva discursa com brasão da Republica ao fundo - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro das Relações Institucionais do governo Lula, Alexandre Padilha, disse nesta quarta-feira (29/3) que o presidente da República se recupera bem da pneumonia e da gripe que o acometem desde a última sexta (24/3). Contudo, não fixou data para que ele volte a despachar no Palácio do Planalto.

Por causa do estado de saúde, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve que cancelar viagem que faria para a China e tem recebido ministros e assessores no Palácio da Alvorada, sua residência oficial.

“O presidente está muito bem de saúde. Ele queria hoje já voltar para o Palácio do Planalto. A gente que vetou”, disse Padilha, após se reunir com Lula no Alvorada.

Padilha afirmou que Lula recebeu “um veto ministerial e médico” da parte dele. E também “da doutora Ana [Ana Helena Germoglio, coordenadora-geral da equipe de Saúde da Presidência da República], da equipe médica que conduz e acompanha o presidente Lula. Hoje, aqui no Alvorada, ele continua trabalhando de forma intensa desde manhã cedo, despachando com os ministros, entrando em contato”, continuou Padilha, que também é médico.

“Mas [a estadia no Alvorada] permite que a gente possa ficar um pouco mais reservado nessa reabilitação, mas tá muito bem”, completou o ministro.

Na terça, o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, chegou a dizer que o presidente voltaria ao Palácio do Planalto já nesta quarta. Padilha preferiu não fazer previsões exatas.

“Não definiu ainda [quando volta], mas provavelmente volta até o final da semana. Porque é melhor tanto ter um certo ciclo que a gente chama um ciclo viral, então deixá-lo mais preservado, com menos contato com pessoas. Aqui no Alvorada ele consegue se reabilitar melhor. Por conta disso a gente reforçou a recomendação”, apontou.

De acordo com Padilha, a recomendação médica é que pelo menos até hoje Lula fique no Alvorada. “E, ao longo do dia, tanto a equipe médica quanto o próprio presidente podem decidir de retornar amanhã ou não para o palácio”, detalhou Padilha.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?