Lula cita dorama e K-pop ao falar da relação de Brasil e Coreia do Sul.
Petista afirmou que jovens brasileiros são apaixonados pela cultura sul-coreana e mencionou sucesso do filme Guerreiras do K-Pop
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou nesta segunda-feira (27/7) a influência da cultura sul-coreana no Brasil ao comentar o fortalecimento das relações entre os dois países. Durante declaração à imprensa ao lado do presidente da Coreia do Sul, Lee Jae Myung, o petista citou o sucesso dos doramas, do K-pop e do cinema coreano entre os brasileiros.
As declarações foram feitas após reunião entre os dois chefes de Estado no Palácio da Alvorada, em Brasília. Ao comentar a aproximação entre os dois países, Lula afirmou que a Coreia do Sul se tornou uma referência mundial em educação, inovação e desenvolvimento industrial.
“É nesse contexto que a Coreia ocupa um lugar especial. Poucos países transformaram sua realidade com tanta rapidez e consistência. Em algumas décadas, o investimento em educação, inovação e capacidade industrial fizeram da Coreia uma referência mundial”, disse.
Segundo o presidente, o interesse dos brasileiros pela cultura sul-coreana cresce ano após ano, refletido no aumento do número de estudantes da língua e na popularidade de produtos culturais do país asiático.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesLula também mencionou o sucesso do filme Guerreiras do K-Pop, que venceu o Oscar de Melhor Animação neste ano, como mais um sinal da presença sul-coreana no país.
“Os jovens brasileiros são apaixonados pela Coreia. Cresce, ano a ano, o número de estudantes de coreano em universidades, centros culturais e Institutos King Sejong no Brasil. Música, gastronomia e doramas coreanos conquistaram os brasileiros, sem falar no enorme sucesso das Guerreiras do K-Pop entre nossas crianças”, afirmou.
O petista destacou o papel do cinema sul-coreano na difusão da cultura do país e lembrou que a primeira-dama Janja da Silva e a primeira-dama Kim Hye-kyung participarão, em São Paulo, de uma sessão especial da Mostra de Cinema Coreano no Brasil.
“O cinema coreano teve papel importante ao conferir alcance universal a narrativas locais”, declarou.
Ao fim da cerimônia, Lula e Lee Jae Myung posaram para fotos fazendo o tradicional “coração coreano” (foto em destaque), gesto popularizado no país asiático em que o polegar e o indicador formam um pequeno coração.
O presidente sul-coreano foi recebido pelo petista na manhã desta segunda, no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. O encontro ocorreu cinco meses após a visita do presidente brasileiro a Seul, quando os dois países anunciaram acordos nas áreas de tecnologia e agricultura, além de um plano para ampliar a parceria bilateral entre 2026 e 2029.
Segundo o Itamaraty, os dois presidentes discutiram o fortalecimento da cooperação em áreas estratégicas, como semicondutores, minerais críticos e inteligência artificial. Também trataram da ampliação do comércio bilateral e do acesso de produtos agropecuários brasileiros ao mercado sul-coreano.
A Coreia do Sul foi o quarto maior parceiro comercial do Brasil na Ásia em 2025 e o quinto principal destino das exportações brasileiras para a região. No ano passado, o intercâmbio comercial entre os dois países somou US$ 10,8 bilhões. O país asiático também ocupa a 19ª posição entre os maiores investidores estrangeiros no Brasil.
Acordos
O encontro resultou no anúncio de avanços nas negociações para abrir o mercado sul-coreano às carnes brasileiras, na criação de um grupo de trabalho para destravar as tratativas de um acordo comercial entre o Mercosul e a Coreia do Sul e na assinatura de cinco memorandos de entendimento nas áreas de espaço, esporte, educação, energia, tecnologia e indústria.
Além dos anúncios na área comercial, Brasil e Coreia do Sul assinaram cinco memorandos de entendimento para ampliar a cooperação bilateral nas áreas de espaço, esporte, educação, energia, tecnologia e indústria. Os acordos preveem intercâmbio de especialistas, compartilhamento de experiências e o desenvolvimento conjunto de projetos.
Na área espacial, a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Administração Aeroespacial da Coreia do Sul firmaram um memorando para ampliar a cooperação na exploração e no desenvolvimento de atividades espaciais para fins pacíficos.
Os dois países também assinaram um memorando de cooperação esportiva voltado ao intercâmbio de atletas e especialistas e à troca de experiências em políticas públicas para diferentes modalidades.
Na educação, o acordo prevê o compartilhamento de experiências em políticas educacionais e a aproximação entre instituições de ensino dos dois países para ampliar a cooperação acadêmica.
Outro memorando estabelece cooperação no setor de energia, com foco em biocombustíveis e transição energética. Já o acordo sobre tecnologia e indústria busca fortalecer iniciativas conjuntas de pesquisa, desenvolvimento e inovação aplicadas ao setor industrial.



