metropoles.com

Lula: carta adicional da União Europeia para acordo com Mercosul é “inaceitável”

Presidente está na Europa e deve discutir o andamento do tratado de livre-comércio entre União Europeia e Mercosul

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Presidente Lula segura microfone durante fala à imprensa após encerramento da Reunião com Presidentes da América do Sul, na noite desta terça-feira (30/5), no Palácio do Itamaraty e responde perguntas de jornalistas - Metrópoles
1 de 1 Presidente Lula segura microfone durante fala à imprensa após encerramento da Reunião com Presidentes da América do Sul, na noite desta terça-feira (30/5), no Palácio do Itamaraty e responde perguntas de jornalistas - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender, nesta quinta-feira (22/6), que a carta enviada pela União Europeia (UE) ao Mercosul para garantir a ratificação do acordo de livre-comércio entre os dois blocos “é inaceitável”. Em viagem à Europa esta semana, o mandatário brasileiro tenta costurar um apoio para o andamento do tratado, emperrado há duas décadas.

O documento, enviado em maio, prevê sanções adicionais ligadas à agenda ambiental. Lula pretende conversar nesta quinta-feira com o presidente da França, Emmanuel Macron, líder de um dos países com condicionais mais rígidas para apoio ao acordo.

“A carta adicional que a UE mandou ao Brasil é inaceitável, porque eles colocam punição a qualquer país que não cumpre o Acordo de Paris. Nem eles cumpriram o Acordo de Paris. É preciso que eles tenham um pouco mais de sensibilidade, de humildade”, declarou Lula, em coletiva de imprensa.

Segundo o mandatário, o Mercosul estuda uma contraproposta à UE, para que o acordo “favoreça a todos”. Ele também pediu que os países integrantes do bloco europeu abram mão do “perfeccionismo e do protecionismo” para que seja construída a possibilidade de um acordo.

“Eu vou estar na França hoje, vou converesar com Macron, porque a França é muito dura na defesa dos seus interesses agrícolas. É muito importante convencer a França que eles têm o direito de defender a sua agricultura, mas os outros países também têm esse direito”, defendeu.

Defendido como prioridade por Lula, acordo Mercosul-UE segue emperrado há 23 anos

Acordo Mercosul-UE

Em negociação há pelo menos 20 anos, a concretização do tratado comercial é uma das apostas do petista para o terceiro mandato. No entanto, esbarra em entraves impostos por nações do bloco europeu, principalmente relacionados à proteção ambiental.

O acordo de livre comércio está em negociação desde 1999, e foi assinado 20 anos depois, no início da gestão de Jair Bolsonaro (PL). O documento, porém, ainda não foi ratificado; logo, não entrou em vigor.

Para que isso ocorra, o texto precisa ser aprovado pelos parlamentares de todos os países-membros dos dois blocos econômicos, além de passar por procedimentos internos de ratificação. Caso seja concluído, o documento criará a maior zona de livre comércio no mundo.

Viagem à Europa

O presidente Lula viaja nesta quinta (22/6) para a França após uma visita breve à Itália, no entanto, recheada de agendas. O petista conversou com lideranças políticas italianas, entre elas, o presidente do país, Sergio Matarella, e a primeira-ministra de extrema direita, Giorgia Meloni. No Vaticano, foi recebido pelo Papa Francisco.

Esta é a a terceira viagem do petista à Europa em cinco meses. Em Paris, o presidente Lula deve participar da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global. Ele também deve discursar no evento do Power Our Planet, no Campo de Marte, na capital francesa. O convite para participação neste último encontro foi feito por Chris Martin, do Coldplay.

À noite, ele será recepcionado para um jantar oferecido pelo presidente da França, Emmanuel Macron, aos chefes de delegação participantes da cúpula

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?