metropoles.com

Lula assina MP que promete reduzir a conta de luz em até 5%

A medida provisória faz parte das ações do governo Lula para reduzir o preço de itens básicos para a população, como a conta de luz

atualizado

Compartilhar notícia

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Lula em evento
1 de 1 Lula em evento - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta terça-feira (9/4), uma medida provisória (MP) com o objetivo de reduzir as tarifas de energia no país. O texto será publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (10/4).

Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a medida vai permitir um “alívio” de 3,5% a 5% na conta de luz das famílias brasileiras.

O chefe da pasta destacou que o governo busca corrigir empréstimos fechados pela gestão de Jair Bolsonaro (PL) e que resultaram no aumento da tarifa de energia.

O texto prevê o pagamento desses empréstimos a partir da antecipação do recebimento de recursos relativos ao processo de desestatização da Eletrobras. Com isso, o governo projeta a diminuição nos reajustes das tarifas de energia de, no mínimo, 3,5%, até 2026.

“Alguém achou uma boa ideia fazer negócios com juros elevadíssimos e jogar o boleto no colo dos brasileiros mais pobres e da classe média, que são os consumidores regulados”, afirmou Silveira. “Vamos quitar os empréstimos criados pela conta Covid e pela conta da escassez hídrica”, complementou.

Outro ponto da proposta é a adequação dos reajustes na tarifa de energia do Amapá à média dos estados da região Norte, que é de 9%. Antes, havia uma expectativa de aumento de até 44% na taxa do estado.

A MP faz parte das ações do governo para baratear o preço de itens de consumo básicos da população, como energia e alimentos.

Na última semana, o chefe do Executivo se reuniu com Silveira e com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir alternativas para diminuir o impacto da conta de luz no bolso do consumidor.

A MP foi assinada durante evento no Palácio do Planalto. Veja como foi:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?