metropoles.com

Lula anuncia 100 novos institutos: “Formação da mulher é importante”

Em anúncio de 100 novos institutos federais, presidente reforçou a educação como forma de independência das mulheres

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
Imagem colorida mostra presidente Lula em discurso, com bandeira do Brasil atrás - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra presidente Lula em discurso, com bandeira do Brasil atrás - Metrópoles - Foto: <p> Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-2"></div></div></p>

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou, nesta terça-feira (12/3), 100 novos campi de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Em discurso, o chefe do Executivo reforçou a relevância da educação para as mulheres, como forma de emancipação social.

“Para as mulheres, algo mais importante e valioso nesse momento histórico, a questão de gênero ganha dimensão extraordinária. A formação da mulher é muito importante. A gente vê e lê muitas vezes uma mulher passa necessidade, sofre com o companheiro, é violentada, e não toma atitude, porque não trabalha fora de casa, não tem profissão”, disse.

“Ela vai ter espaço. Ela não nasceu para fazer só trabalho doméstico, nasceu para fazer o que quiser. Trabalhar fora de casa é oportunidade”, completou. Para Lula, essa é uma oportunidade para a mulher custear a própria vida, sem “medo” de “um homem que não goste dela, por necessidade, por dependência”.

O presidente ainda disse ter como meta um país “de sociedade composta por grande maioria de gente de classe média”.

“Não fizemos a opção de ser pobre, ninguém gosta de ser pobre, se vestir mal, morar mal, todos nós nascemos para ter acesso a tudo aquilo que produz”, afirmou.

A iniciativa contemplará todos os estados e o Distrito Federal e terá, no total, 140 mil novas vagas. O foco será em cursos técnicos integrados ao ensino médio.

O investimento é previsto em R$ 3,9 bilhões em obras, tanto para construir novos espaços de estudos quanto para reformar unidades em funcionamento.

Veja:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?